Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

INs 76 e 77: workshops vão orientar produtores sobre novas normas do leite

Série de eventos será promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR.

INs 76 e 77: workshops vão orientar produtores sobre novas normas do leite

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza, entre o fim de agosto e início de setembro, uma série de workshops sobre as novas regras para a qualidade do leite. O evento irá passar por seis cidades do Paraná: Toledo, Francisco Beltrão, Pitanga, Paranavaí, Londrina e Carambeí.

O objetivo é fornecer orientações a produtores, entidades representativas e profissionais relacionados à cadeia de lácteos sobre as normas previstas nas Instruções Normativas (INs) 76 e 77, em vigor desde 30 de maio de 2019. A iniciativa conta com o apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, que acompanha de perto os debates para a construção das INs desde o início.

“A melhoria na qualidade do leite é um fator determinante para os lácteos do Paraná e de todo o Brasil, principalmente porque estamos abrindo um caminho para exportarmos parte da nossa produção. Nas últimas décadas, nós temos trabalhado incansavelmente nesse sentido, o que faz das INs um instrumento importante para perseguirmos esse objetivo”, diz o presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP e recém-indicado à presidência da Câmara Setorial do Leite do Mapa, Ronei Volpi.

As INs promoveram mudanças em práticas de todo o setor produtivo. Na parte da produção, foram alterados aspectos como organização da propriedade rural, instalações e equipamentos utilizados. Na parte da indústria, foram definidos aspectos como o transporte e higienização de tanques, a necessidade de desenvolver programas de capacitação de fornecedores, quais devem ser os padrões de qualidade do leite antes do processamento, entre diversos outros procedimentos. Um documento elaborado por diversas entidades do setor lácteo do Paraná, com detalhes dos processos e também produtos e serviços pertinentes para adequação, está disponível no site www.sistemafaep.org.br, na seção Serviços.

De acordo com o fiscal federal agropecuário Rogério Plucheg, o principal objetivo do evento é promover um esclarecimento, principalmente aos produtores e indústrias, do papel de cada um na melhoria da qualidade do leite no país. “Os eventos vão tratar basicamente das INs 76 e 77, do Programa Mais Leite Saudável e uma palestra complementar sobre amostras a serem enviadas à RBQL [Rede Brasileira de Qualidade do Leite], que tem uma série de cuidados técnicos que precisam ser observados”, antecipa Plucheg.

Fonte: FAEP