
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A perda de audição é um transtorno que costuma se desenvolver de maneira progressiva, quase sempre na terceira idade; contudo, pode aparecer em idades jovens. Nesse artigo, compartilharemos alguns remédios de origem natural que ajudam a prevenir e a combater os sintomas dessa condição.
Causas da perda de audição
As causas da perda de audição podem ser muito variadas, algumas delas bastante graves. Por isso, convém sempre procurar o médico otorrino antes de começar qualquer tratamento:
Infecções por vírus
Trauma acústico
Alguns tipos de medicação
Tumor
Pela perspectiva da medicina holística e natural, que leva em consideração a conexão dos diferentes órgãos dentro do corpo, também existe uma conexão interna entre o ouvido e os rins.
Portanto, no tratamento deve-se procurar melhorar a função renal. Por outro lado, também fatores hereditários também podem influenciar.
Remédios naturais
Sucos e caldos para cuidar dos rins
Aipo e maçã para a perda de audição
Como comentamos anteriormente, o ouvido pode ter uma relação direta com os rins; como se a falha auditiva poderia influenciar a função renal. Ainda que não se tenha nenhuma doença dos rins, recomenda-se consumir todos os dias sucos e caldos naturais e caseiros preparados com os seguintes ingredientes:
Aipo
Cebola
Dente de leão
Pera
Gengibre
Abacate
Espirulina
Amêndoas
Gergelim
Uva
Mirtilos
Salsa
Urtiga
Estas bebidas também ajudarão a alcalinizar o organismo, o que é fundamental para evitar o endurecimento do organismo e, portanto, a perda de audição.
Exercícios de relaxamento mandibular
Caso sofra com tensão mandibular durante o dia e bruxismo de noite, deveria realizar exercícios de mandíbula várias vezes por dia para relaxar e reduzir a tensão que pode estar prejudicando o ouvido.
Pode-se realizar diferentes movimentos com a mandíbula:
Abrir e fechar
Para frente e para trás
De lado a lado
Em círculos para ambos lados
Realizar a forma do infinito
Velas auriculares
As velas auriculares são remédios do índios Hopique ajudam a manter os ouvidos limpos e saudáveis de maneira natural. Estas velas são acendidas pela ponta e, a partir de um efeito parecido com o de uma chaminé, extrai a cera e as toxinas de uma maneira não agressiva. Não devem ser usadas em casos de perfuração de tímpano, alergias ou problemas da pele do ouvido externo. Além disso, deve-se sempre consultar o médico antes de usá-las para casos de otites. Por outro lado, são ideais para casos de perdas auditivas por envelhecimento.
Massagem com óleo de gergelim
O óleo de gergelim é excelente para dar massagens e esquentar áreas do corpo. Ademais, traz uma grande quantidade de ingredientes por meio dos poros da pele. Pode-se esquentar um pouco de óleo antes de usá-lo para massagear a orelha e o ouvido até que toda área fique bem quente e vermelha. Também massageie a parte dianteira, até a têmpora e a mandíbula; além da orelha por trás.Pode-se fazê-lo antes de deitar, uma vez por dia durante uma temporada, para observar os possíveis benefícios.
Essências florais
Óleos essenciais para a perda de audição; A medicina natural conta com essências chamadas de Flores de Bach, que ajudam a superar transtornos físicos e emocionais de maneira paulatina, mas efetiva. Para a perda de audição é possível recorrer às seguintes flores, por exemplo:
Maçã silvestre (Crab apple): é uma flor muito limpadora para casos de acúmulo de sujeira no ouvido.
Clematite (Clematis): neste caso, o remédio funciona em um nível mais profundo, quando é possível que a pessoa não esteja querendo “escutar a realidade”, ou esteja fazendo “ouvidos surdos” a algo que a afeta e que não quer enfrentar.
Esta essência dará o empurrão necessário.
Oliva (Olive): a oliva fortalece o ouvido e, no geral, traz energia e vitalidade.
Scleranthus: este remédio é muito adequado para quando o problema está em um só ouvido, já que ajuda a equilibras as dualidades.
Água de pedra (Rock water): esta essência combate a rigidez do corpo, que também pode chegar a afetar a audição. Por exemplo, se há muita tensão nas cervicais, na mandíbula, etc. Ademais, costumam ser também pessoas rígidas a nível mental.
Fonte: Melhor com saúde