Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Boletim semanal da dengue confirma morte na região Oeste e mais 2 municípios em epidemia

Mulher de 86 anos residia em Medianeira

  • 24/07/2019
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Boletim semanal da dengue confirma morte na região Oeste e mais 2 municípios em epidemia

O boletim semanal da dengue, publicado nesta terça-feira, 23, pela Secretaria de Estado da Saúde, confirmou mais uma morte pela doença no Paraná e dois novos municípios em situação de epidemia.

A vítima é uma moradora de 86 anos do município de Medianeira, com quadro de hipertensão, que evoluiu com arritmia cardíaca grave, e que faleceu em 20 abril, mas que apenas agora teve a causa da morte confirmada. Assim, o total de mortes por dengue no Paraná chegou a 23 desde agosto do ano passado. As 22 Regionais de Saúde apresentam casos autóctones de dengue, o que significa que as pessoas contraíram a doença na cidade de residência.

Já os dois municípios que entraram na lista de situação de epidemia são Itaguajé, na região Noroeste, e Assaí, no Norte do Paraná, chegando a 91 o total de cidades nesta lista.

O informativo desta semana também aponta 895 novos casos confirmados da doença no Paraná, totalizando 21.391 casos de dengue no Estado. O número diminuiu em relação aos boletins divulgados nos últimos dois meses, período em que foram registrados semanalmente mais de mil novos casos.

A coordenadora de Vigilância Ambiental da secretaria da Saúde, Ivana Belmonte, reforça que é preciso manter atenção máxima com a limpeza e remoção de potenciais criadouros de mosquitos. (Ouça o áudio abaixo)

A circulação do vírus é menor no inverno, mas é necessário manter o combate aos criadouros do mosquito.

A incidência da dengue no Estado é de 187 casos por 100 mil habitantes, considerada situação de Alerta de Epidemia pelo Ministério da Saúde. De acordo com levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, cerca de 77% dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chinkungunya e zika vírus, estão nos quintais das residências, terrenos baldios e imóveis comerciais.

Fonte: Com informações AEN