Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Justiça Eleitoral combate fake news para as próximas eleições

Notícias falsas atrapalharam muito o trabalho da Justiça Eleitoral em 2018, que já trabalha de olho nas eleições municipais de 2020

  • 23/05/2019
  • Foto(s): Aerp
 Justiça Eleitoral combate fake news para as próximas eleições

De acordo com Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, uma semana antes do primeiro turno das eleições de 2018, a cada uma hora uma fake news chegava à Justiça Eleitoral, o que atrapalhou e muito os trabalhos do pleito, porque os servidores paravam o que estavam fazendo para checar as informações e desmentir as notícias falsas.

Pensando em combater as fake news nas eleições do ano que vem, quando os eleitores vão escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE Paraná está desenvolvendo um projeto, que capacita juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral e estudantes que vão votar pela primeira vez para identificar notícias falsas sobre o processo de votação brasileiro, como explica o juiz e diretor executivo da escola, Antonio Franco Ferreira da Costa Neto. (Ouça o áudio Dr. Antonio Neto abaixo)

As palestras que estão sendo realizadas em todo o Paraná tratam da segurança do processo eletrônico de votação. O objetivo é mostrar às pessoas que a urna eletrônica é um equipamento confiável e não é passível de fraudes.

Além das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais em 2020, nas palestras, a Justiça Eleitoral também apresenta outras novidades que serão implantadas no pleito do ano que vem, como adianta o secretário de Tecnologia da Informação da Escola Judiciária Eleitoral, Gilmar de Deus. (Ouça o áudio Gilmar de Deus abaixo)

O TRE-PR tem palestras agendadas para Foz do Iguaçu nesta quinta-feira, 23, Maringá no dia 28 de maio e Londrina no dia 30.

Fonte: Com informações AERP

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557