Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Nova doença preocupa produtores de milho da Microrregião

O município de São Miguel do Iguaçu já tem casos confirmados e Missal vive a suspeita.

Nova doença preocupa produtores de milho da Microrregião

Uma bactéria vem atacando os milharais da Microrregião e preocupando produtores. O município de São Miguel do Iguaçu já tem casos confirmados e Missal vive a suspeita, de que a doença chamada de `Estria Bacteriana do Milho, esteja presente nas lavouras como explica engenheira agrônoma da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Regina Alves Pereira. (Ouça o áudio a abaixo) 

Essa nova doença foi percebida no Paraná no ano passado nas regiões e Oeste e Central. Ela ataca a folhagem causando lesões amarelas impedindo que a planta faça fotossíntese, completa a engenheira agrônoma. (Ouça o áudio a abaixo) 

Se a identificação não for correta a Estria Bacteriana do Milho pode ser confundida com fungos e receber um manejo incorreto. Desta forma o Conselho de Sanidade Agropecuária de Medianeira irá realizar uma palestra com tema, direcionada para os técnicos da região, nesta terça-feira (21), 9 horas. 

Quem irá se encarregar da palestra é o pesquisador da Área de Proteção de Plantas e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Doutor Rui Pereira Leite Junior.

 

Fonte: Alessandro Kunhaski