Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dois prefeitos lindeiros vencem Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

  • 23/04/2019
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Dois prefeitos lindeiros vencem Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Dois municípios da região lindeira foram conquistaram o primeiro lugar no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon. Neste ano, 36 municípios e 41 projetos foram selecionados no Paraná e, ontem (22), um, de cada uma das oito categorias, foi escolhido para a etapa nacional. Ao todo, sete municípios da região lindeira participaram da premiação final no Estado.

A cerimônia ocorreu no Sebrae em Curitiba, com a revelação dos vencedores. Dos 15 municípios lindeiros no Estado do Paraná, os sete participantes da final foram, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Santa Helena e Terra Roxa.

O PSPE premia um prefeito em cada uma das oito categorias estabelecidas: em Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, foi premiado o prefeito Marcelo Rangel Cruz Oliveira, de Ponta Grossa, com o projeto, Primeira Sala Digital do Brasil.

Em Compras Governamentais de Pequenos Negócios foi premiado o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati Martins, com o Programa Compra Londrina.  A categoria Pequenos negócios no campo, premiou o prefeito Hiroshi Kubo, de Carlópolis, com o projeto Carlópolis Cooperativo. Inovação e Sustentabilidade, teve como premiado Augustinho Zucchi, de Pato Branco, com o projeto Pato Branco uma das Cidades mais Inteligentes do Brasil.  

Empreendedorismo nas escolas, condecorou Márcio Andrei Rauber, prefeito lindeiro, do município de Marechal Cândido Rondon, com o projeto Alunos Empreendedores. Em Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico foi premiado o município de Curitiba, prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo, com o projeto Pró-metrópole

Desburocratização e Implementação da Redesimples, teve como ganhador o município de Guarapuava, prefeito Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho, com o projeto Guarapuava, Lugar que Transforma Ideias em Negócios de Sucesso!

Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) teve outro lindeiro premiado. O município de Foz do Iguaçu, prefeito Francisco Lacerda Brasileiro, com o projeto MEI no Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu.

Os vencedores estaduais concorrerão à etapa nacional. César Rissete, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae do Paraná, destaca o expressivo número de projetos inscritos. Nesta edição, foram 133 inscrições. São iniciativas de apoio ao empreendedorismo no Estado que merecem ser disseminadas, pois demonstram que os municípios podem promover mudanças e melhorias no ambiente dos negócios, segundo Rissete.

O gerente da regional Oeste do Sebrae em Cascavel, Augusto Stein, destaca a participação da região no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Augusto 1

Sete paranaenses já venceram a etapa nacional do Prêmio. Na primeira edição, 2001-2002, o Estado teve um projeto vencedor, com Guarapuava. Outros seis municípios venceram o Prêmio nacional, Santa Helena, Munhoz de Mello, Laranjeiras do Sul, Bom Sucesso do Sul, Cascavel e Jacarezinho.

Os finalistas serão analisados e pré-selecionados por uma comissão formada pelo corpo técnico do Sebrae Nacional e, aqueles com maiores pontuações, serão submetidos ao julgamento final. Os vencedores de todas as categorias serão conhecidos em uma premiação que acontece em Brasília no dia 5 de junho.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, ressalta o empenho e trabalho no incentivo ao microempreendedor individual no município.

Chico 1

A vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Cleci Loffi, exalta a região lindeira e a participação no Prêmio.

Cleci 1

Criado no ano 2000 para valorizar e divulgar a capacidade administrativa de gestores que tenham elaborado projetos e implementado ações em favor dos pequenos negócios, o PSPE está na 10ª edição. Neste ano, foram 36 municípios e 41 projetos selecionados no Paraná.

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria