
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Muitas pessoas desistem da ideia de fazer dieta porque, apesar de todo o esforço, não conseguem chegar ao peso ideal. Embora muitos regimes prometam ajudar você a perder alguns quilinhos, muita gente não nota nenhuma mudança ou acaba, inclusive, ganhando peso e se perguntando “por que engordei se estou fazendo dieta?”. Essa situação pode ser frustrante para quem quer melhorar a silhueta e a saúde. O problema é que muitos costumam deixar de lado aspectos relevantes da alimentação e até mesmo fatores biológicos que pode influenciar esse processo. A palavra dieta costuma ser relacionado a um plano alimentar específico e limitado. Porém, ela deveria ser entendida como uma mudança permanente de estilo de vida, já que comer de forma saudável apenas por um tempinho não resolve problema nenhum. Mesmo assim, é fundamental entender que não se trata apenas de comer bem, visto que o peso também depende da idade, do metabolismo, das taxas hormonais, do estilo de vida e da saúde de cada pessoa. Por que engordei se estou fazendo dieta? Para responder à essa pergunta, reunimos algumas das principais explicações para o problema.
Predisposição genética
A razão pela que engordo se estou fazendo dieta é por questões de genética
A tendência ou predisposição genética a engordar é uma das razões pelas quais muita gente tem dificuldade para emagrecer. Embora uma alimentação baixa em calorias possa reduzir o peso, quem tem esse problema costuma não ter muito sucesso com as dietas mais populares. Uma determinada variante do gene FTO aumenta em até 70% a tendência à obesidade, e esses fatores também podem aumentar o nível de grelina, também conhecido como o hormônio da fome. Os pacientes com esse problema devem procurar um nutricionista para receitar uma dieta baseada em seu histórico médico e nas suas características pessoas. Somente assim, o paciente poderá deixar de reclamar que engorda mesmo quando está fazendo dieta. Causas metabólicas pelas quais engordamos mesmo fazendo dieta
As doenças cardiovasculares e renais podem causar um aumento de peso mesmo para quem segue uma dieta saudável. Isso acontece porque o mau funcionamento do corpo pode causar um aumento na retenção de líquidos, fatos associados ao excesso de peso. Por sua vez, transtornos de origem hormonal, como o hipotireoidismo e a síndrome do ovário policístico, também pode acarretar esse aumento. Em todos esses casos, é necessário ajustar a alimentação às necessidades “especiais” do corpo.
Efeito sanfona
A razão pela que engordo se estou fazendo dieta é porque sou ansiosa em me medir. Essa é a causa mais frequente! Visto que a maioria das pessoas costuma apostar em dietas hipocalóricas ou restritivas, o efeito sanfona costuma ser o principal motivo do aumento de peso. Também conhecido como efeito ioiô, ele é um conjunto de reações que resultam das alterações sofridas pelo organismo ao ser submetido a uma mudança brusca na alimentação. No começo, as chamadas dietas “milagrosas” parecem ser a forma mais rápida de perder uns quilinhos, mas, depois de terminadas, elas acabam aumentando a vontade de comer e, em pouquíssimo tempo, você acaba recuperando todo o peso perdido. Esse problema deriva do descontrole sofrido pela grelina, hormônio sintetizado pelo duodeno e pelo estômago e que tem a função de despertar o apetite.
Menopausa
As alterações fisiológicas sofridas pelas mulheres quando chegam à menopausa podem estar por trás do aumento de peso, que ocorre mesmo quando elas têm uma dieta balanceada e baixa em calorias. A queda dos níveis de hormônios femininos aumenta o apetite e torna o metabolismo mais lento. Além disso, o gasto energético se torna inferior, elevando a tendência a engordar com facilidade.
Falta de exercício físico
A razão pela que engordo se estou fazendo dieta é porque não faço exercício
Ter uma boa alimentação é essencial para chegar a um peso saudável. Porém, também é fundamental ter consciência da importância de complementar seus efeitos com a prática diária de exercícios físicos. As atividades esportivas aumentam o gasto energético do corpo, estimulando a queima de gordura, atuando de forma positiva na saúda cardíaca e metabólica e reduzindo o risco de doenças crônicas.
Depressão e estresse
Quem vive sujeito ao estresse e à depressão tem mais dificuldades para manter um peso saudável e balanceado. Embora muitos não prestem muita atenção nisto, o ânimo de uma pessoa também pode afetar o índice de massa corporal. Quem passa por esse tipo de problema costuma adotar hábitos poucos saudáveis, capazes de acabar com qualquer dieta. Na verdade, a maioria das pessoas acaba fazendo péssimas escolhas alimentares ao passar por uma crise emocional. Você não está conseguindo chegar ao peso desejado? Caso a dieta que tenha escolhido não esteja dando bons resultados, veja se o problema pode ser alguma das causas mencionadas acima. O melhor é consultar um especialista para que ele monte um plano alimentar personalizado e você nunca mais tenha que reclamar que está engordando mesmo fazendo uma dieta.
Fonte: Melhor com saúde