
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Um trabalhador rural da cidade de Sertanópolis precisou ser resgatado de helicóptero após ser picado por uma cobra cascavel na zona rural do município na tarde de quarta-feira (10).
Nivaldo Martins, 54 anos, foi socorrido pela equipe aéreo médica do Samu e levada para o Hospital Universitário em Londrina.
Nivaldo esteve durante todo o atendimento médico consciente, porém relatou estar sentindo formigamento no rosto, que de acordo com o médico, é uma reação do veneno da cobra.
Foi picado, o que fazer?
A picada de cascavel não dói, segundo diversos relatos do Instituto Butantan. Quem for mordido jamais deve fazer torniquetes ou garrotes - isso agrava a ação do veneno e pode levar à amputação do membro atingido. Também não se deve enfaixar a ferida. Pode-se lavar a ferida com água e sabão ou com soro fisiológico.
Mas a melhor coisa a se fazer é levar a vítima o mais rápido possível para o hospital e, de preferência, com a cobra. Isso é importante para a identificação do animal e, portanto, para a administração correta do soro antiveneno, ou antiofídico. Se não for possível capturar a serpente, deve-se dar uma boa olhada nela, para depois descrevê-la ao médico e ele poder aplicar o soro correto.
Fonte: massanews