
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Justiça determinou, nesta quarta-feira (3), que 13 presos condenados que cumprem pena da Delegacia de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, sejam transferidos em 30 dias. O pedido de transferência havia sido feito pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Ao todo, 55 presos estão detidos no local, cuja capacidade é para 16 detentos.O Sindicato da Polícia Civil tem afirmado que é urgente a necessidade de fechar a carceragem da delegacia porque não há estrutura para receber presos.
Na última semana de março, houve uma tentativa de fuga. Em seis meses, foram três tentativas – o que tem gerado medo nos agentes de plantão que trabalham na cadeia.
O que diz a Secretaria de Segurança Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) do Paraná informou “que está ciente do problema histórico de superlotação nas carceragens das delegacias do estado”.
De acordo com a Sesp, a solução para o caso de superlotação são as obras de construção e ampliação de unidades prisionais do estado, que já estão em andamento.”Com as novas obras, serão abertas mais de 6 mil novas vagas, tornando possível a remoção dos presos que estão custodiados em delegacias da Polícia Civil. Outras 684 novas vagas foram geradas com a instalação de celas modulares, equipadas com camas e banheiro. As duas medidas beneficiam todas as regiões do estado”, diz um trecho da nota.
Fonte: g1