Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Após análises da água e dos peixes, IAP libera a pesca no Rio Piquiri

A atividade estava proibida como medida de precaução e prevenção em razão da mortandade de peixes

  • 31/03/2019
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Após análises da água e dos peixes, IAP libera a pesca no Rio Piquiri

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), por meio da portaria nº 52/2019, liberou a pesca comercial e amadora no Rio Piquiri desde o último sábado (30). A atividade estava proibida como medida de precaução e prevenção em razão da mortandade de peixes. Análises apontaram que um agrotóxico despejado irregularmente foi a causa do problema e que a qualidade das águas está dentro da normalidade.


A liberação compreende para toda Bacia do Rio Piquiri e seus afluentes. Com 660 quilômetros, o rio nasce na Serra de São João, entre Turvo e Guarapuava, e segue até desaguar no Rio Paraná, entre Terra Roxa e Altônia.

Além de liberar a pesca, a portaria tem o objetivo de regulamentar a atividade na região do Rio Piquiri. Essa portaria reuniu vários elementos favoráveis, tanto para as pessoas que vão pescar, garantindo a segurança delas, quanto à segurança ambiental dos peixes. O chefe regional do IAP de Toledo, Taciano Cesar Freire Maranhão, resume o que fica proibido e o que foi liberado pela portaria. Para descobrir a causa da mortandade, foram realizados exames toxicológicos nos peixes mortos e em amostras da água do rio. A conclusão foi que um agrotóxico despejado de maneira irregular foi o motivo da morte elevada de peixes. De acordo com Maranhão a mortandade de peixes foi um caso isolado e não contínuo. (áudio Maranhão abaixo)

Maranhão afirmou ainda, que a população pode consumir os peixes tranquilamente, pois não há indícios de contaminação e nem poluição. O IAP vai continuar fazendo os trabalhos de monitoramento, para garantir a segurança quanto a qualidade do pescado e da água do Rio Piquiri.

Fonte: Enio Manoel