Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Alvaro Dias volta a propor redução de vagas no Senado

A ideia é reduzir gastos públicos e aumentar a agilidade dos trâmites legislativos

  • 01/03/2019
  • Foto(s): Divulgação/Ilustrativa
Alvaro Dias volta a propor redução de vagas no Senado

O senador Alvaro Dias (Podemos) voltou a apresentar, nesta semana, projeto para reduzir o número de senadores de três para dois, em todos os estados e no Distrito Federal. A ideia é reduzir gastos públicos e aumentar a agilidade dos trâmites legislativos. Desde 1999, ele tenta emplacar a iniciativa, sempre “engavetada” pela Casa por falta de interesse dos parlamentares. Como não foi dado prosseguimento nas propostas, a matéria precisa ser reapresentada a cada início de legislatura.

“Nós queremos um Legislativo mais enxuto, mais econômico e mais qualificado, valorizado e, certamente, mais respeitado pela população”, defende Alvaro. “De nada adianta cobrar do governo o ajuste das contas públicas e o fim da corrupção se o Legislativo não der o exemplo e também cortar despesas”, aponta ele. 

Transição - A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê que os mandatos dos atuais senadores e suplentes sejam mantidos, assim como a renovação da representação de cada estado a cada quatro anos. A redução de parlamentares aconteceria a partir da eleição seguinte à entrada em vigor da lei, desde que a mesma não ocorra até um ano da sua data de vigência.

“O Senado não perde nada em representatividade com a redução de um terço de seus membros, uma vez que o número de senadores por estado é paritário. Por outro lado, os trabalhos ganharão em agilidade e presteza legislativa, além da redução de custos para o erário, em razão da redução das estruturas legislativas e administrativas da Casa”, argumenta.

Na legislatura passada, o senador também apresentou projeto que previa que o número de deputados federais seria reduzido dos atuais 513 para 405. A proposta previa que o número mínimo de deputados passaria de 8 para 4, nos estados com menor população, e o número máximo de 70 para 50, nos estados mais populosos. Essa redução seria feita de forma escalonada, em um prazo de quatro eleições consecutivas após a sua promulgação. A mesma regra valeria para as unidades da Federação com número de deputados superior ao mínimo proposto.

Outras propostas apresentadas pelo senador também reduziriam o tamanho das assembleias legislativas e câmaras municipais.

Fonte: Bem Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533