
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Porque investir nos alimentos bons para a memória é um ótimo negócio?
Por mais que a ciência evolua, não tem jeito, o processo de envelhecimento dos seres humanos continua sendo, até agora, irreversível. Além disso, enquanto tratamentos estéticos e produtos de beleza têm conseguido ao menos retardar os efeitos do tempo externamente, como fazer para conseguir evitar a deterioração do cérebro e da memória, por exemplo? Assim, uma das estratégias é ter uma alimentação saudável, apostando nos alimentos que comprovadamente são bons para a memória. Confira:
10 alimentos bons para a memória
Abacate
Abacate pra memória. O abacate é o primeiro dos alimentos bons para a memória que apresentamos aqui. Assim, possui vitamina B3 (niacina), que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória. Além disso, frutas frescas, orgânicas, também são antioxidantes naturais e contêm elementos que ajudam a formar um neurotransmissor, a acetilcolina, substância que faz a comunicação de uma célula com outras.
Acerola
Acerola pra memória. Outro dos alimentos bons para a memória, por ser rica em vitamina C, a acerola combate às reações tóxicas que ocorrem nas células e no sistema nervoso. Ela é de suma importância na formação de acetilcolina que participa do desenvolvimento cerebral, sendo importante para a formação de novas células, incluindo as células nervosas cerebrais e na reparação das células já lesadas. Além disso, também é recomendada no combate aos radicais livres, intensificando a ação antioxidante de outros nutrientes. Assim, a mesma auxilia no combate às reações tóxicas que ocorrem nas células e no sistema nervoso, e é de suma importância na formação de acetilcolina.
Amêndoa
Amêndoa para memória. A amêndoa contém vitamina B2 (riboflavina) que regula a glutationa, um dos maiores protetores celulares contra a ação dos radicais livres.
Amendoim
Amendoim para memória. Contém vitamina B3 (niacina) que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória.
Arroz
Vitaminas do arroz ajudam na memória
(Foto: buriedalive__/Flickr)
Contém vitamina B2 (riboflavina) que regula a glutationa, um dos maiores protetores celulares, contra a ação dos radicais livres. Entretanto, também contém magnésio, que está presente nos receptores NMDA (N-metil-D-aspártico) que existem no hipocampo, onde se dá a formação da memória.
Aveia
Aveia é um alimento que ajuda a memória. Possui vitamina B1 (tiamina), essencial para a transformação de glicose em energia, aumentando significante a formação de ATP (Adenosina Trifosfato), responsável pelo armazenamento de energia. Além disso, também contém vitamina B2 (riboflavina) que regula a glutationa, um dos maiores protetores celulares contra a ação dos radicais livres e vitamina B6, importante para a formação de neurotransmissores. Seu déficit diminui a formação de serotonina (neurotransmissor que fornece a sensação de bem estar). E assim como o arroz, também contém magnésio.
Avelã
Avelã para memória. Possui vitamina B1 (Tiamina), essencial para a transformação de glicose em energia, aumentando significante a formação de ATP (Adenosina Trifosfato), responsável pelo armazenamento de energia.
Azeite
Azeite para memória. Para o neurologista André Felício, o azeite de oliva cru, ou “in natura”, por sua vez, possui gorduras saudáveis para o cérebro. Assim elas auxiliam na formação de uma capa que, praticamente, todas as células do tecido nervoso têm, a mielina.
Banana
Banana é um alimento que contribui muito para memória. Possui vitamina B6, importante para a formação de neurotransmissores. Além disso, seu déficit diminui a formação de serotonina (neurotransmissor que fornece a sensação de bem estar).
Batata doce
Batata doce para memória. Por último, citamos a batata doce, que possui vitamina B3 (niacina). Esta vitamina participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e, além disso, de hormônios que regulam a memória, segundo a nutricionista Ariane Machado Pereira. Em suma, ao planejar sua alimentação busque formas criativas de inserir todos estes alimentos. Assim, no futuro sua saúde física e mental te agradecerá.
Fonte: Melhor com saúde