Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Direção da Funai contraria ministra da Agricultura e diz que não tem verba para ajudar índios a participar de evento

Direção da Funai contraria ministra da Agricultura e diz que não tem verba para ajudar índios a participar de evento

Começou nesta segunda-feira (11) em Campo Novo do Parecis, MT, o I Encontro Nacional de Agricultores Indígenas.

Fruto de iniciativa parlamentar, a partir de uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados em outubro do ano passado, o evento está sendo realizado nas aldeias Bacaval e Matsenekalore.

Durante sua fala no Show Rural Coopavel, a ministra da Agricultura foi perguntada sobre a questão fundiária indígena, ocasião em que sinalizou que o novo governo quer dignidade ao índio, que sejam produtores de alimentos, citando exemplo de fazendas que já dão resultado neste sentido. (Áudio ministra)

Na contramão do que disse a ministra, a Funai, através de sua representatividade, presidida pelo  general do Exército Franklimberg de Freitas, emitiu um memorando, assinado pelo diretor substituto do órgão indigenista,  Fernando Maurício Duarte Melo, que coíbe a participação maior de índios e servidores da Fundação Nacional do Índio.

O memorando circulou em grupos de redes sociais do pessoal ligado à Funai. (Reprodução)

Na nota, fica explícito que a Funai não custeará o deslocamento de qualquer delegação indígena e que os servidores da Fundação que participam do evento, serão somente da entidade sede e de Cuiabá.

O atual presidente da Funai Franklimberg Ribeiro de Freitas possui histórico de fortes rusgas com a consolidada Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). 

Fonte: Elder Boff