Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Cooperativa trabalha alternativas de tratamento a animais com parasitas na região Oeste

  • 27/12/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
Cooperativa trabalha alternativas de tratamento a animais com parasitas na região Oeste

Alternativas no tratamento e controle de doenças em animais são formas importantes de auxiliar os produtores, segundo entendimento técnico voltado à área pecuária. Na última semana, a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore, desenvolveu uma reunião técnica em Céu Azul, voltada às Alternativas Naturais para Controle de Endo e Ectoparasitas em Animais. Participaram os produtores da agricultura familiar do município.

Dentre os produtos naturais apresentados na reunião estão compostos com folhas como, da bananeira, eucalipto, dentes de alho e técnicas de homeopatia e sua administração aos animais. Ectoparasitas como carrapatos, moscas, berne, pulgas foram foco de atenção especial, principalmente pelo período atual, época propícia a esses problemas nas propriedades.

Tanto o tratamento aos animais como a higiene e pulverizações nas instalações elimpeza de pastagens são formas de evitar ou diminuir a proliferação dos ectoparasitas. Macerados de plantas medicinais, de alho, alcoolaturas de alho,pomadas, medicamentos homeopáticos são alternativas para prevenção controle desses problemas, segundo a técnica da Bilabore, Daniela Cristiane Zigiotto.

Na outra classe estão os endoparasitas, que compreendem bactérias, tênias e nematelmintos, vermes e demais parasitam que se procriam no interior do corpo do hospedeiro, como sangue e intestino, por exemplo.

A aplicação das técnicas pode ser feita em bovinos de leite, corte, na produção de ovinos e frangos assim como animais domésticos, caso de cães e gatos.

O trabalho com os produtores teve o apoio do Sindicato Patronal de Céu Azul, prefeitura do município e Itaipu Binacional, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557