Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Emater e Ocepar fazem parceria para incentivar pequenas cooperativas no Paraná

As entidades desenvolverão em conjunto um programa técnico de incentivo à criação, desenvolvimento e gestão de pequenas organizações, que deve começar em janeiro de 2019

Emater e Ocepar fazem parceria para incentivar pequenas cooperativas no Paraná

Uma nova parceria entre Emater, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, e o Sistema Ocepar vai colaborar para a organização de pequenos produtores paranaenses. As duas entidades vão desenvolver em conjunto um programa técnico de incentivo à criação, desenvolvimento e gestão de pequenas organizações, que deve começar em janeiro.

Pequenos agricultores terão a possibilidade de diversificar as atividades, ampliar a produtividade e melhorar a renda, gerando mais dinamismo para as economias locais. Segundo o assessor de gabinete da Emater, Diniz Dias Doliveira, a parceria visa tornar as pequenas cooperativas sólidas e autossuficientes. (Ouça o áudio abaixo)

Além disso, um projeto da Emater com a Anater, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, vai facilitar os trabalhos. A Anater fornece cinco milhões e 600 mil reais para ajudar nos custeios das ações a campo, enquanto a Emater desenvolve o Plano de Trabalho em diferentes regiões do Paraná.

A ideia é integrar o Sistema Ocepar também nessas atividades. Serão atendidas cerca de 70 organizações, entre cooperativas e associações da agricultura familiar, selecionadas por apresentar algum grau de dificuldade e fragilidade. O valor será desembolsado gradualmente, conforme a execução do plano de trabalho, a partir do ano que vem.

O apoio técnico ao cooperativismo é uma tradição no trabalho da Emater, que já participou da formação de diversas cooperativas. Já o Sistema Ocepar, através do programa Procoop, já presta apoio a pequenas cooperativas, oferecendo orientação desde a instituição até o registro. Além da formação de cooperativas, o projeto visa também buscar novos mercados.

Fonte: Com informações AEN