Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estiagem e altas temperaturas preocupam agricultores do Oeste do Paraná

Em algumas cidades a estiagem já chega a quase 30 dias

Estiagem e altas temperaturas preocupam agricultores do Oeste do Paraná

Algumas regiões do Paraná estão há dias sem chuvas e o calor predomina. Diversas cidades vem registrando um aumento nas temperaturas, algumas próximas de 37°C. Produtores de soja do Oeste  estão em alerta com a falta de chuvas, em algumas cidades a estiagem já chega a quase 30 dias. Segundo o Clima Tempo, pode haver algumas precipitações ainda esta semana, mas de forma isolada e com baixos volumes, apenas próximo da semana do Natal há previsão de altos acumulados.

Segundo os meteorologistas, veranicos ocorrem nessa época do ano, mas este, está se prolongando e preocupando os agricultores. De acordo com o técnico do Departamento de Economia Rural (DERAL) João Luiz Nogueira, a situação de estiagem prolongada e as altas temperaturas estão atingindo a lavoura numa fase crítica, principalmente em algumas localidades a beira do Lago de Itaipu. O Deral deve publicar um balanço da safra na próxima semana. Apesar da preocupação, João Luiz ainda está otimista com a produção. (áudio abaixo)

A estimativa para a produção brasileira de soja na safra 2018/2019 é de 121,4 milhões de toneladas. O número será revisado em meados de janeiro e deve crescer, caso o clima colabore com as lavouras nas próximas semanas.

Fonte: Enio Manoel