Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e Viola Lindeira ampliam e renovam parceria por mais 3 anos

  • 06/11/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Itaipu e Viola Lindeira ampliam e renovam parceria por mais 3 anos

Criado em 2015, o Projeto Viola Lindeira é uma parceria entre a Itaipu Binacional com as prefeituras lindeiras e o Instituto Viola Caipira. Atualmente mais de 750 alunos com idades entre 7 e 17 anos, fazem as aulas de viola caipira de forma gratuita em contraturno escolar. Uma das prioridades do projeto é atender famílias em situação de vulnerabilidade social e contribuir para formação de orquestras de viola nos 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, além de Cascavel e Ramilândia.


As aulas são ministradas por músicos da Orquestra Paranaense de Viola Caipira do Centro Universitário FAG, reconhecido como uma das melhores instituições de Ensino Superior do Brasil.

Devido a evolução do projeto, a Itaipu renovou recentemente a parceria com o Instituto por mais 3 anos. Crystian Fernandes, coordenador do projeto, falou da sua felicidade pela renovação da parceria e anunciou a ampliação do projeto para mais 11 municípios da região. Segundo ele, o objetivo é chegar ao número de 1.000 alunos matriculados. (áudio abaixo)

De acordo com o convenio firmado, a Itaipu fica responsável pelo suporte financeiro necessário a toda a parte operacional do projeto, como logística, pagamento dos professores, hospedagem e alimentação. O Instituto oferece os instrumentos musicais. A contrapartida das prefeituras é uma sala de aula com infraestrutura para receber os professores e os futuros músicos.


Para participar, os alunos devem estar, obrigatoriamente, matriculados em uma instituição de ensino.

Fonte: Enio Manoel