Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Municípios do Oeste assinam Pacto Global do Programa Cidades Sustentáveis

  • 06/11/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Municípios do Oeste assinam Pacto Global do Programa Cidades Sustentáveis

Originário de uma iniciativa da sociedade civil organizada, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade das cidades brasileiras o Programa Cidades Sustentáveis é trabalhado em toda a região Oeste do Paraná. Dentre os precursores está a Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. Diferentes órgãos parceiros fizeram parte do trabalho de engajamento junto às lideranças políticas com estímulo à implantação do programa. Na região a ação é alavancada por intermédio da Itaipu Binacional de Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

O conjunto de ações nos municípios está referendado na Plataforma Cidades Sustentáveis, e na parceria desenvolvida como Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Pnud ,com iniciativas que levam em conta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODSs, e servem de parâmetro para a caracterização das conhecidas ‘Boas Práticas’.

Os municípios do Oeste trabalham em parceria para que a região alcance um ambiente de sustentabilidade em sintonia com as metas e objetivos globais. O ideal a ser atingido é a construção de um território que seja referência, com cidades inclusivas, prósperas, criativas, educadoras, saudáveis e democráticas, que proporcionem uma boa qualidade de vida aos cidadãos e que permitam a participação da sociedade em todos os aspectos relativos à vida pública.

No Programa Cidades Sustentáveis são 12 eixos temáticos que referem-se à Ação local para a saúde; Bens naturais comuns; Consumo responsável e opções de estilo de vida; Cultura para a sustentabilidade; Do local para o global; Economia local, dinâmica, criativa e sustentável; Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; Equidade, justiça social e cultura de paz; Gestão local para a sustentabilidade; Governança; Melhor mobilidade, menos tráfego e planejamento e desenho urbano.

Os temas são parâmetros para embasar as ações de gestão no intuito de estimular, fomentar e desenvolver iniciativas de estruturação à sustentabilidade, do local ao global, ideografia que é referência regional com ações e protagonismo nos municípios do Oeste do Paraná.

Para possibilitar um embasamento mais sólido, os prefeitos estão assinando o Pacto Global, uma atitude simpática dos gestores no comprometimento com políticas voltadas à sustentabilidade, como destaca a representante do Pnud, Talita Souza, ao falar da assinatura do Pacto no município de Guaíra.

Talita 1

Um dos coordenadores do Programa Cidades Sustentáveis pela Itaipu Binacional, Aldemir Guerino, ressalta o trabalho que é desenvolvido na região Oeste do Paraná.

Aldemir 1

O coordenador do trabalho pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Matheus Gueri, ressalta que o Programa Cidades Sustentáveis representa uma ferramenta para orientar as ações de gestão. Gueri frisa que a assinatura do Pacto Global é um conjunto de 10 novas ideias para trabalhar a sustentabilidade.

Matheus 1

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria