Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Emater encontra focos com esporos de ferrugem asiática em cinco municípios da região

A ferrugem é a principal doença da cultura da soja no Brasil

Emater encontra focos com esporos de ferrugem asiática em cinco municípios da região

O sistema GeoEmater da Emater-PR detectou cinco focos com esporos de ferrugem asiática da soja no Estado. Eles foram registrados nas cidades de Terra Roxa, Iporã, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon e Guaíra.


De acordo com Afonso Facin, técnico da Emater, o objetivo do sistema utilizado é detectar a chegada do fungo à lavoura e orientar o produtor sobre a necessidade ou não de realizar a aplicação de fungicida para controle da doença. Facin faz um alerta sobre o risco de infecção da Ferrugem Asiática, nas lavouras de soja nos municípios onde foi constatado a presença de esporos e também nos municípios próximos a localidade. O técnico recomenda que os agricultores intensifiquem o monitoramento das lavouras e consultem a assistência técnica especializada. (áudio abaixo)


A ferrugem é a principal doença da cultura da soja no Brasil e promove desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos e por consequência, queda na produtividade.


A condição mais úmida na região Sul do Brasil tem impactado o plantio da safra de verão de soja do Paraná nos últimos dias. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) do estado paranaense, os trabalhos no campo estão em cerca de 65% da área. No ano passado, o plantio da oleaginosa estava em 73%.

Fonte: Emater