Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná lança normas de biosseguridade para granjas de suínos

A norma entra em vigor no dia 17 de novembro

Paraná lança normas de biosseguridade para granjas de suínos

O Paraná tem um novo guia de práticas para propriedades dedicadas à criação de suínos. Uma portaria elaborada pela Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, é a primeira do país a regulamentar a biosseguridade em granjas de suínos. A norma entra em vigor no dia 17 de novembro. A partir de então, os produtores terão um ano para adequação das granjas de produção de suínos comerciais. Hoje, cada empresa adota critérios próprios para biosseguridade, seguindo um padrão mínimo.

Com a nova proposta, o estado vai garantir maior qualidade sanitária para os rebanhos. O gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Dias, explica que a Agência vem trabalhando nesta norma há alguns meses com base nas recomendações da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária... (Sonora 1)

Entre os principais pontos da normativa está a estrutura física das propriedades, que precisa ser avaliada. Cerca de isolamento, vestiários, embarcadouros e desembarcadouros, locais de armazenamento de ração e insumos, compostagem e a água fornecida aos animais são alguns dos itens regulamentados pela Adapar.

Com o fim do prazo de 12 meses para readequação, os proprietários que não tiverem efetivado as melhorias podem ser impedidos de alojar animais enquanto não respeitarem as orientações da Portaria. Mas Rafael Gonçalves destaca que a expectativa da Adapar é que os criadores consigam adaptar as propriedades no prazo estabelecido... (sonora 2)

Segundo dados do Departamento de Economia Rural referentes ao ano passado, o Paraná é o segundo maior produtor de suínos do Brasil, com mais de 820 mil toneladas por ano, representando cerca de 22% da produção brasileira. Atualmente, o rebanho de suínos do Paraná é o maior do país, com mais de 7 milhões de cabeças. O estado também ocupa a terceira posição no ranking brasileiro de exportação de suínos. No ano passado, foram exportadas 97 mil toneladas de carne.

Fonte: Agencia Estadual de Notícias