Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Proibição de pesca na Bacia do Rio Ivaí é antecipada pelo IAP

A medida segue até o dia 31 deste mês

  • 14/10/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Proibição de pesca na Bacia do Rio Ivaí é antecipada pelo IAP

Desde o início do mês de outubro o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) proibiu a pesca das espécies do pacu, jaú, pintado e dourado na bacia do rio Ivaí. A medida segue até o dia 31 deste mês.


Apesar de ter a portaria publicada no início do mês, muitos pescadores desavisados continuam pescando as espécies proibidas.


O IAP comunica que neste período, os pescadores que forem pegos com qualquer uma das quatro espécies de peixes podem ser multados e ter todos os equipamentos apreendidos, além de responder criminalmente.
Segundo o engenheiro de pesca do IAP Taciano Maranhão, a medida foi tomada para garantir a reprodução dessas espécies na região, para ele a legislação vigente sobre o período do defeso, tem que ser alterada.(áudio abaixo)

A bacia do rio Ivaí é a segunda maior do Paraná e o ato do governo de antecipar o período de defeso que começa no início de novembro, segue uma recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público (MP-PR). De acordo com o órgão, foi percebido a ocorrência de antecipação da piracema - movimento migratório dos peixes para fins de reprodução, o que motivou o alerta ao órgão ambiental acerca dos riscos da pesca das referidas espécies.


A recomendação do MP também considerou um estudo feito pela UEM, que indicou a suspensão da pesca no período.


Na portaria, o IAP destaca que novos estudos técnicos poderão revisar a interdição da pesca. O período de defeso dura até fevereiro do próximo ano.

Fonte: Enio Manoel