Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Região Oeste do Paraná adianta plantio da soja

A expectativa é para que até a primeira quinzena de outubro toda área já tenha sido cultivada

Região Oeste do Paraná adianta plantio da soja

No ano passado o plantio da safra verão atrasou em um mês, neste ano, porém, ela está bastante adiantada. Mais de 35% das lavouras destinadas à soja, já estão cultivadas na região oeste do Paraná e ao menos um terço delas emergiu, ou seja, já há muita planta brotada no solo.


A região onde o plantio está mais avançado é próximo a Cafelândia e alguns municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Considerando os 48 municípios das regionais de Cascavel e Toledo, são mais de 1, milhão de hectares que prometem uma produção de 3,9 milhões de toneladas da oleaginosa.


Para Marcio Bonezzi presidente da Aprosoja Paraná, apesar do risco do plantio antecipado a expectativa; é de uma boa safra para a região. (áudio abaixo)

O clima não tem sido problema para os sojicultores neste momento, bem diferente do que aconteceu na safra de verão passada quando a estiagem se prolongou por um mês e meio atrasando todo o cultivo e comprometendo os posteriores. Desde o início do mês já choveu na região, em média, mais de 100 milímetros.


Dos mais de 300 mil hectares cultivados, todos estão em desenvolvimento vegetativo. A expectativa é para que até a primeira quinzena de outubro toda área já tenha sido cultivada.

Fonte: Enio Manoel