Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Adetur, Itaipu e Municípios realizam o lançamento da Rota Turística Caminho ao Lago de Itaipu

O evento aconteceu junto ao Monumento em honra à Nossa Senhora Aparecida, localizado em Itaipulândia

  • 17/09/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Adetur, Itaipu e Municípios realizam o lançamento da Rota Turística Caminho ao Lago de Itaipu

A Adetur Cataratas e Caminhos, juntamente com a Itaipu Binacional, os Municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia realizou no último sábado, 15 de setembro, o lançamento da rota turística Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé. O evento aconteceu junto ao Monumento em honra à Nossa Senhora Aparecida, localizado em Itaipulândia.

O lançamento da Rota da Fé também fez parte da programação da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar, Termatalia. No evento, houve a presença dos membros da comitiva de 36 países que participaram do evento Termatalia e que vieram conhecer o município de Itaipulândia. O lançamento contou com a presença dos prefeitos dos municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia, secretários municipais das pastas de turismo, representante da Itaipu Binacional, diretoria da Adetur, ex-presidente da Adetur Flávio Degasperi, representantes de grupos de ciclistas da região e autoridades em geral. 

 

O projeto de estruturação das rotas turísticas é resultado de um convênio entre Adetur e Itaipu Binacional em parceria com os municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia, que visa promover e estruturar roteiros turísticos da região, potencializando atividades como caminhada, cavalgada, cicloturismo, entre outros.

 

A rota turística Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé tem por objetivo contemplar capelas e os principais monumentos religiosos existentes nos municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia. O roteiro, que tem início no monumento do Cristo Esplendor em Santa Helena, passará também pelo monumento de São Pedro em Missal e finaliza no monumento de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia.

Com um percurso de aproximadamente 70 quilômetros, a rota prevê trajetos em estradas e caminhos secundários pavimentados e não pavimentados, valoriza propriedades e atrativos turísticos do meio rural. A proposta é que o trajeto seja percorrido por romeiros, caminhantes, ciclistas, cavaleiros e pessoas que possam estar desfrutando dos trajetos tanto como forma de peregrinação, atividades de lazer em diferentes épocas do ano.

A Rota da Fé está em uma fase de sinalização do trecho, com a implantação das placas e pedras que compõem a estrutura do roteiro turístico.O Caminho ao Lago de Itaipu também comtemplará um segundo roteiro chamado Rota das Águas que tem como finalidade valorizar e interligar os balneários dos três municípios mencionados. A previsão de lançamento desta rota é ainda no mês de setembro.

 

De acordo com o Coordenador de Turismo da Itaipu Binacional, Emerson Orsini Ferrari, este evento de lançamento é um ato inicial, de uma das rotas, de várias outras, que está se desenvolvendo em parceria com a Adetur. “A mensagem da atual diretoria da Itaipu é de fortalecer cada vez mais o vínculo com a região do entorno e o compromisso de continuar desenvolvendo o turismo regional. A Itaipu está disposta a trabalhar o turismo rural, o turismo regional, as rotas de cicloturismo e esse é o início de um grande trabalho de desenvolvimento do turismo na região oeste do Paraná como um todo e no entorno, principalmente onde a Itaipu mais atua. Este caminho religioso é ligado a fé e acredito que tudo o que está ligado a fé normalmente é algo que começa bem, pois se temos fé, chegaremos à algum lugar”, destaca.

 

O presidente da Adetur, Jadir Darlan Puntel, ressalta que lançar esta rota turística é um marco para a entidade e para a região, que trabalha há algum tempo neste projeto. “A Rota da Fé vai atrair turistas para a região e aproximar do meio rural. O evento fez parte da Termatalia com a finalidade de enobrecer a ocasião, que contou com a presença da comitiva de 36 países. Essa rota vai passar por alguns caminhos onde se aproxima dos agricultores, do pequeno agricultor que poderá ser visitado, a intenção justamente é aproximar os turistas, os ciclistas, cavaleiros, peregrinos do turismo rural. Agradecemos a presença dos três prefeitos, Edinei Gasparini de Itaipulândia, Hilario Jacó Willers de Missal e o Evandro Miguel Grade de Santa Helena, parceiros e que sabem a importância de nós estarmos desenvolvendo esse roteiro turístico. A Itaipu também sempre presente, sabemos e entendemos que ela tem grande importância e interesse para que desenvolva o turismo da nossa região”, finaliza.

Fonte: Assessoria