Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comissão detalha implantação de 'usinas de asfalto' em municípios lindeiros

  • 06/09/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Comissão detalha implantação de

O Conselho de Desenvolvimento dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu tem duas comissões ativas que estão trabalhando na implantação das conhecidas “usinas de asfalto”. Por intermédio de convênio com a Itaipu Binacional serão adquiridos dois “kits asfálticos”, destinados a atender 13 municípios da região lindeira. A previsão é que haja um investimento de aproximadamente R$ 4,4 milhões.

Nesta semana, a comissão de aquisição de insumos e operacionalização se reunião para definir os detalhes sobre o funcionamento das usinas, como serão operacionalizadas e como será feita a aquisição dos produtos utilizados para o asfaltamento.

“As duas comissões trabalham no intuito de alinhar as tratativas. Os pedidos para a compra dos kits foram assinados no início de agosto”, frisa a presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi.

Para a compra dos kits a comissão teve como integrantes os municípios de Guaíra, Marechal Cândido Rondon e Mercedes. O estudo da operacionalização e aquisição de insumos para usinas asfálticas, conta com uma segunda comissão composta por Guaíra, Itaipulândia e Santa Helena.

O convênio prevê o asfaltamento de 84 quilômetros de estradas rurais, onde já há calçamento, no período de 3 anos, nos 13 municípios. “Os estudos irão indicar a melhor maneira de desenvolver o projeto”, frisa o membro da comissão de aquisição de insumos e operacionalização, Edson Wamms.

Os municípios investirão mais R$ 4,4 milhões para a execução das obras, segundo Wamms. “Deve-se mandar, aos gestores municipais, um pedido de convênio”. “Cada município fica responsável pelos projetos e fiscalização dos serviços”, observa. “O Conselho dos Lindeiros contratará uma empresa que ficará responsável por toda a operacionalização como execução e mão de obra”, conclui.

Exemplos foram buscados junto a outros consórcios, caso do Cindepar (Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná). O que pode ser constatado, conforme Edson Wamms, é que o preço será inferior ao que geralmente é contratado, fator que contribuirá para a execução das obras de asfaltamento no interior, ou seja, nas estradas rurais, com maior economia.

Fonte: Assessoria