Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PTI mostra alinhamento a projetos da ONU em evento de sustentabilidade e governança

  • 28/08/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
PTI mostra alinhamento a projetos da ONU em evento de sustentabilidade e governança

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) já está implementando em seus projetos e ações os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU tem como meta promover o desenvolvimento sustentável até 2030. E o PTI tem se comprometido com esses esforços, como mostrou o diretor superintendente da Fundação PTI, Jorge Augusto Callado, na 7ª edição do Fórum Sustentabilidade e Governança, em Curitiba.

Assim como a Itaipu Binacional, sua instituição mantenedora, o PTI, vem adaptando o planejamento de suas atividades aos 17 ODS. O modelo de sustentabilidade que vinha sendo desenvolvido no Parque, atuando nas esferas ambiental, econômica e social está sendo modelado às metas da ONU. Uma série de iniciativas do Parque, que atua como um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, atende a esses objetivos.

No fórum, Jorge Callado, que participou de um painel sobre “Inovação e Sustentabilidade Corporativa”, com o diretor de Novas Energias da WEG, João Paulo Gualberto da Silva, e o diretor-presidente da Copel, Jonel Nazareno Iurk, deu um panorama sobre a atuação do PTI e sua forma de atuação em toda a área de abrangência de 54 municípios do Oeste do Paraná.

O diretor superintendente explicou que o PTI é um espaço, dentro da área da usina de Itaipu, onde estão concentradas universidades, laboratórios, centros de pesquisa, incubadora de empresas e uma série de projetos - todos voltados à missão de promover a inovação e o desenvolvimento sustentável da região.

“O PTI está sempre em busca da inovação e do desenvolvimento de projetos que possam ajudar na vida das pessoas da região e de todo o mundo”, destacou Jorge Callado.

Ao assumir o compromisso com os ODS, o PTI vem adequando suas ações às metas propostas pela ONU. Na área de energias renováveis (ODS 7), por exemplo, o PTI trabalha com a produção de biogás e biometano a partir de dejetos de animais e outros materiais orgânicos, em uma parceria com a Itaipu e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). Além de dar uma destinação adequada aos resíduos do agronegócio, a produção do biogás ainda proporciona aos produtores rurais um aumento de renda.

Ainda na área de fontes alternativas de energia, o PTI possui uma planta de produção de hidrogênio, onde são produzidas pesquisas com o elemento, obtido a partir da eletrólise da água e considerado o combustível do futuro.

Outro exemplo de ODS que vem sendo tratado com seriedade no PTI é o 6, referente à Água Limpa e Saneamento. Técnicos do Parque oferecem apoio aos 54 municípios para a elaboração e revisão dos Planos de Saneamento Básico com a proposta de atender a legislação e garantir a esses municípios recursos federais para projetos na área.

Na área de emprego digno e crescimento econômico (ODS 8), a Incubadora Santos Dumont dá suporte a novos empreendedores para alavancar suas ideias e transformá-las em negócios de sucesso. Desde 2006, 338 empreendedores da região já receberam esse suporte da Incubadora, o que resultou na criação de 44 empresas, com a geração de 1.550 postos de trabalho.

Fonte: Assessoria