Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Gêmeas siamesas nascem unidas pelo tórax e abdômen

Gêmeas siamesas nascem unidas pelo tórax e abdômen

Uma grávida da Bahia deu à luz gêmeas siamesas na manhã desta quarta-feira (22), no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, as recém-nascidas, que são unidas pelo tórax e abdômen, estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal em estado grave, porém estável. Ambas respiram com auxílio de oxigênio inalatório. A mãe passa bem.

Ainda de acordo com o HMI, as irmãs nasceram na 37º semana de gestação e compartilham apenas o fígado. Juntas, elas pesam 4,785 kg. Uma delas possui uma cardiopatia cianogênica grave. O problema precisará ser corrigido, mas, de acordo com o hospital, o procedimento não é realizado em Goiás.

A mãe está internada na enfermaria da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia do HMI. O quadro de saúde dela é considerado bom.

Segundo o hospital, não há previsão de alta tanto para a mãe, quanto para as recém-nascidas.

O HMI é considerada unidade de referência no parto de siameses. É o único hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) habilitado para realizar cirurgias de separação. Já foram registrados 38 casos, com 18 separações.

O primeiro caso de separação de siamesas ocorreu em 2000. Larissa e a irmã Lorrayne nasceram em setembro de 1999 em Goiânia. As gêmeas eram unidas pelo abdômen e pela pelve, compartilhando rins, estômago, bexiga, intestino grosso, uretra, vagina e ânus. Elas foram separadas aos 10 meses de vida.

Fonte: g1