Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Após denúncias, Cidade do Leste quer criar comissão para acabar com extorsão à turistas

O assunto virou polêmica após casos de extorsão denunciados por turistas brasileiros

  • 22/08/2018
  • Foto(s): Cultura Foz
  • Região
Após denúncias, Cidade do Leste quer criar comissão para acabar com extorsão à turistas

Os vereadores de Cidade do Leste pretendem impulsionar a criação de uma comissão interinstitucional para acabar com a extorsão a turistas. O assunto foi abordado durante a sessão de terça-feira (21), onde os legisladores ressaltaram que os visitantes são vítimas diárias de funcionários de diferentes repartições públicas, com a conivência de comerciantes e ambulantes, que se passam por “informantes turísticos”.

O assunto virou polêmica após os casos de extorsão denunciados por turistas brasileiros, que procuraram a imprensa de Cidade do Leste, antes de registrar boletim na polícia.

No sábado (18), o comandante da Polícia Nacional do Paraguai, Bartolomé Báez, fez uma série de mudanças em todo o comando policial do departamento de Alto Paraná, inclusive dos comissários que se autoproclamaram comandantes, após a prisão de sete policiais.

Um turista brasileiro denunciou os policiais após ser detido ilegalmente e obrigado a pagar R$ 2 mil. O brasileiro procurou a redação do Jornal Diário Vanguardia, onde fez a denúncia, por não acreditar na polícia.

Ao saber do caso, a promotora pública Estela Ramírez enviou fiscais à delegacia, onde foi encontrado a mesma quantia de dinheiro em posse do chefe policial.

Para o comandante Báez, situações como esta acontecem pela falta de controle dos superiores. Após a denúncia, o comando destituiu o diretor da Polícia de Alto Paraná, o comissário-geral Enrique Isasí. No lugar assumiu o comissário Jorge Fernández Arévalos.

Fonte: Cultura Foz