Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Adapar promove Seminário sobre uso de agrotóxicos

As vagas para o evento são limitadas

Adapar promove Seminário sobre uso de agrotóxicos

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) promove, nos dias 22 e 23 de agosto, em Cascavel, o Seminário sobre agrotóxico de uso agrícola. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, Escola de Gestão, Sistema Ocepar e a Anda (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícola e Veterinários).


A ideia é promover a atualização dos fiscais da defesa agropecuária, profissionais ligados à produção agropecuária, estudantes e a comunidade em geral. No encontro serão debatidos assuntos sobre a problemática quanto ao uso, comercialização, prejuízos a saúde e outros fatores ligados a utilização de agrotóxicos. Juliano Moura, fiscal da Adapar, conta que a abordagem do evento será ampla e que encaminhamentos e decisões futuras podem sair deste Seminário que é de nível estadual. A legislação em vigor, também será debatida no evento. (áudio abaixo)


A programação contempla a apresentação de palestras como “Panorama da fiscalização do uso do agrotóxico no Paraná”, “Responsabilidade civil e penal”, “Agrotóxicos na saúde pública”, e “Considerações legais e técnicas sobre mistura em tanque”.


Contrabando:
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) um dos fatores que preocupa o Ministério da Agricultura é em relação ao contrabando de agrotóxicos. Segundo o órgão, a maior parte dos agroquímicos contrabandeados para o Brasil são apreendidos na fronteira dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul com o Paraguai.


A qualidade e a segurança dos agrotóxicos são garantidas pelos cuidados na fabricação e pelas avaliações criteriosas no processo de registro, que no Brasil envolve três Ministérios – Agricultura, Saúde e Meio Ambiente. De acordo com a Embrapa, os agrotóxicos ilegais não têm esses cuidados assegurados e não passam por nenhuma avaliação, portanto, podem causar sérios problemas para a saúde humana, meio ambiente, economia, além de fomentarem o crime organizado. Os agrotóxicos ilegais representam em torno de 20% do mercado legal do setor no Brasil. De 2001 a 2016 as apreensões de agrotóxicos ilegais, contrabandeados e falsificados, somaram 654 toneladas.

As vagas para o Seminário são limitadas.
Mais informações com Suzana Carvalho:E-mail:suzanacarvalho@adapar.pr.gov.br Telefone:(041)3313-4167.

Fonte: Adapar