Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Seminário sobre Controle Biológico de Pragas será realizado na quinta-feira em Toledo

O evento debaterá o uso de insetos para o combate de pragas.

Seminário sobre Controle Biológico de Pragas será realizado na quinta-feira em Toledo

O POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) debaterá com os produtores de grãos, pesquisadores, estudantes e agrônomos de toda a região o uso de agentes biológicos (insetos) no controle de pragas durante o Seminário de Controle Biológico - Perspectiva de Expansão de Ganhos em Rentabilidade. O evento será dia 9 de agosto, às 8h30, na sede do Biopark (Parque Científico e Tecnológico de Biociências), em Toledo.

O seminário é organizado pela Câmara Técnica de Grãos do POD em parceria com o PTI (Parque Tecnológico Itaipu), o Biopark e a Emater.

O evento contará com os palestrantes do Instituto Emater Nelson Harger e Fernando Teixeira de Oliveira; da Embrapa: Adeney de Freitas Bueno; da Unioeste: Vanda Pietrowski; da UFPR Bráulio Santos, e Gabriela Vieira Silva, CEO da empresa AGRIBELA.

Segundo o coordenador estadual de grãos da Emater, Nelson Harger, o grande benefício do controle biológico é proporcionar um ambiente mais natural e equilibrado.

O debate é necessário, na opinião de Harger, porque há uma demanda crescente por alternativas que atendam às restrições ambientais e às exigências dos consumidores cada vez mais meticulosos. E o controle biológico vem como uma das opções viáveis para atender aos anseios de parte da sociedade na busca constante por soluções sustentáveis. ÁUDIO 01

Harger alerta que, quando ocorre o desequilíbrio, ou seja, com aplicação inadequada ou exagerada de inseticidas, por exemplo, podem surgir novas pragas. ÁUDIO 02

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Jornal O Paraná