Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Corinthians pega Cerro com zagueiro que virou trunfo e maior aposta de 2016

  • 09/03/2016
  • Foto(s): UOL
Corinthians pega Cerro com zagueiro que virou trunfo e maior aposta de 2016
"Ele é muito bonzinho. Isso no futebol às vezes é um problema, mas para ele foi uma vantagem". 
 
A frase de um antigo membro da comissão técnica do Corinthians ajuda a explicar como o zagueiro Felipe, escalado nesta quarta-feira contra o Cerro Porteño-PAR, passou por cinco temporadas até se tornar um dos protagonistas da nova equipe de 2016 que vai a campo em Assunção pela Copa Libertadores. 
 
A diferença que o zagueiro tem no desempenho da equipe na temporada começa nos números: em 720 minutos com Felipe, o Corinthians sofreu dois gols. Em 180 minutos sem ele, foi vazado quatro vezes. Era exatamente nisso que a direção corintiana apostava quando colocou a mão no bolso e gastou R$ 13 milhões, aproximadamente, para impedir a perda de outro titular para a Europa. 
 
Para construir um dos zagueiros em melhor momento no futebol brasileiro, o Corinthians apostava em características de comportamento, técnicas e físicas que tem Felipe. Foi o que chamou a atenção do observador Mauro da Silva, responsável por indicar o jogador que defendia o Bragantino na Série B 2011. 
 
Um dos dados que a comissão técnica apostava é do auxiliar de preparação física Fabrício Ramos e indica um índice impressionante de rapidez de reação no enfrentamento com os atacantes adversários. Outro diz respeito ao que se costuma chamar de impulsão vertical e faz de Felipe um jogador acima da média nas bolas aéreas, sobretudo ofensivas. Com quatro gols, foi o artilheiro do elenco entre os jogadores de defesa em 2015. 
 
Mas, como os torcedores corintianos mais atentos sabem, Felipe teve momentos muito complicados. Foi aí que fez diferença ser o "bonzinho" da história: por um lado, na concorrência interna, a postura atrapalhava. Ele não se impunha sobre os demais zagueiros. Em 2012, ficou dois meses sem jogar, entre abril e junho, e mais três meses, entre julho e outubro. Foram só quatro jogos na temporada de estreia. Foram quatro anos até virar titular. Mas o fato de ser tão sereno e aceitar as críticas de forma positiva, fizeram a diferença a favor dele. Nunca houve reclamações por ter tão poucas oportunidades. 
 
Quem sentiu na pele tudo isso foi Edu Dracena, contratado em 2015 para ser titular, mas que chegou a reclamar internamente do carinho excessivo de colegas mais antigos e da comissão técnica por Felipe. Agora, ele se vira como o principal zagueiro do elenco, já sem Gil e o próprio Dracena, e trabalha com o empresário mais poderoso do futebol brasileiro, Giuliano Bertolucci. 
 
"O Gil era um dos líderes e eu gostava de ouvir bastante", conta Felipe, que orientou o experiente Vílson em diversos momentos em sua estreia contra o São Paulo. "Pelo que aconteceu comigo, consigo opinar bastante e falar", explica o zagueiro, capitão da equipe nesse clássico. 
 
"O Felipe está desde 2012", lembra o goleiro Cássio. "Ele é bem maduro, passou por momentos bons e ruins, trabalhou forte e conseguiu se firmar. A tendência é evoluir mais e chegar à seleção futuramente. ?? passo a passo. Para o goleiro, é importante que a linha defensiva passe segurança, e eles com certeza passam", acrescentou o colega de defesa. 
 
Na volta ao Paraguai, Felipe tem então a oportunidade de provar de vez sua ascensão. Há um ano, ele ainda buscava se afirmar e falhou em lance crucial para a eliminação pela Libertadores contra o Guaraní. Agora parece pronto para alcançar um novo patamar, como indica seu desempenho desde então. 
 
FICHA T??CNICA
CERRO PORTE??O x CORINTHIANS
 
Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Data: 09 de março de 2016, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Diego Haro (Peru)
Assistentes: Braulio Cornejo e Coty Carrera (ambos do Peru)
 
CERRO PORTE??O: Anthony Silva; Carlos Bonet, Junior Alonso, Bruno Valdez e Victor Mareco; Fidencio Oviedo, Jorge Rojas, Marcelo Estigarribia e Marcos Riveros; Guillermo Beltrán e Luis Leal. Treinador: César Farias
 
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique; Giovanni Augusto, Rodriguinho, Guilherme e Lucca; André. Treinador: Tite.

Fonte: UOL

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533