Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dilma anuncia Pronatec EJA e mais 2 milhões de vagas em cursos técnicos

  • 09/03/2016
  • Foto(s): Assessoria Pronatec
Dilma anuncia Pronatec EJA e mais 2 milhões de vagas em cursos técnicos
A presidente Dilma Rousseff e o ministro Alozio Mercadante, da Educação, anunciaram na manhã desta quarta-feira (9) 2 milhões de novas vagas no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para este ano. A nova fase terá vagas especiais para os estudantes do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

O programa, que começou em 2011, oferece cursos técnicos e profissionais gratuitos e é uma das principais bandeiras do governo desde o primeiro mandato da presidente Dilma. Há duas modalidades de cursos, os de curta duração (de 3 a 6 meses) e os profissionalizantes (de 1 a 3 anos), que são associados ou não ao ensino médio.

"Estamos criando não só um caminho de oportunidade para milhões de brasileiros e brasileiras, estamos criando um caminho para o próprio país. O país precisa desse investimento para ultrapassar não só esse momento e voltar a crescer, mas quando voltar a crescer voltar sempre com melhor qualidade, com maior capacidade de inovação. ?? isso que nós queremos: mais e melhor", disse a presidente Dilma.

Entre 2011 e 2015, o programa teve mais de 9 milhões de matrículas. Segundo o anúncio de hoje, a meta é ter 2 milhões de inscritos em 2016.

Em 2014, às vésperas da campanha para o segundo mandato, a presidente Dilma prometeu que o objetivo era chegar a um total de 12 milhões de alunos.

Foco nos adultos que deixaram de estudar

O ministro Aloizio Mercadante disse ainda que a nova fase do Pronatec terá 300 mil vagas para estudantes do EJA, pessoas com mais de 18 anos que não terminaram o ensino fundamental ou o médio.

"Nós temos 81,8 milhões de pessoas, segundo Pnad de 2014, com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio, e 58 milhões que não fizeram o fundamental. A vida exigiu que eles fossem trabalhar mais cedo", disse Mercadante.

A ideia, segundo o ministro, é associar qualificação profissional às aulas do fundamental e médio.

O MEC também anunciou a parceria com TVs públicas e uma plataforma on-line para a oferta de cursos de qualificação profissional. "Vai estudar no MECFlix", disse Mercadante, sobre as aulas à distância.

Mudanças no programa

Entre as principais críticas ao Pronatec desde a sua criação estão o alto índice de abandono dos cursos, a falta de números sobre empregabilidade e o foco em cursos de curta duração.

Mercadante anunciou hoje mudanças de controle dos cursos inscritos no programa. A partir de agora, só serão reconhecidos os cursos que tiverem no máximo 15% de evasão. As instituições também deverão informar, após um ano da conclusão do curso, se os alunos estão ou não empregados.

Fonte: UOL

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533