Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Quebra na produção, dificuldade para estocagem e tabelamento do frete preocupam produtores de milho

A colheita do milho inicial já registra perda de 20% a 30% em relação ao ciclo anterior

Quebra na produção, dificuldade para estocagem e tabelamento do frete preocupam produtores de milho

No Paraná, os produtores rurais iniciaram a colheita da safrinha de milho com duas preocupações: a quebra consolidada na produção e a estocagem do cereal. De acordo com dados do Deral, a expectativa é de uma safra abaixo de 10 milhões de toneladas devido à interferência climática.

Segundo o presidente da Aprosoja Paraná, Márcio Bonesi, a colheita do milho inicial já registra perda de 20% a 30% em relação ao ciclo anterior. No caso da estocagem do cereal, a preocupação é decorrente do impasse do tabelamento do frete que fez com que muitas cooperativas e produtores não conseguissem escoar a soja, já comercializada. Segundo Bonesi a Aprosoja é contra a medida de tabelamento do frete, pois ela repassa o custo para o produtor rural.
Marcio Bonesi destacou outra preocupação do setor rural: trata-se do projeto que regula o registro de defensivos agrícolas, segundo ele, muitas inverdades têm sido divulgadas na mídia. Para ele, o substitutivo visa dar celeridade e transparência aos registros de pesticidas, permitindo a disponibilização, com segurança, dos produtos necessários à agricultura. Márcio pede o apoio dos produtores rurais para que o projeto seja aprovado no plenário da Câmara. (ouça áudio abaixo)


Além dessas preocupações os produtores também estão apreensivos com o atraso na entrega dos fertilizantes da safra de verão. O cenário pode afetar a produtividade das lavouras de soja. O Paraná é o primeiro a iniciar o plantio da oleaginosa, com a liberação para a semeadura já no dia 10 de setembro.

Fonte: Enio Manoel