Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Doença perigosa do milho chega à região e preocupa muito técnicos e produtores

Constatação motiva reunião urgente sobre o tema

Doença perigosa do milho chega à região e preocupa muito técnicos e produtores

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realizou um alerta a respeito de uma nova doença verificada nos milharais do estado. Segundo Adriano de Paiva Custódio, pesquisador do Instituto, este é o primeiro relato oficial da doença no Brasil, que já fora identificada anteriormente em 1949 na África do Sul, em 2016 nos Estados Unidos e em 2017 na Argentina.

Trata-se da estria bacteriana do milho, detectada pela equipe técnica da Copacol em Cafelândia (PR). Causada pela bactéria Xanthomonas vasicola pv. vasculorum, esta é uma doença foliar que reduz a área esteticamente ativa da planta.

Mais de 30 híbridos são suscetíveis à doença, com potencial de severidade acima de 70%. Ainda não existem relatos específicos sobre a relação da severidade com a produtividade, mas em outras doenças, níveis acima de 40% de severidade diminuem a produtividade da lavoura em 50%.

A doença traz também novos desafios para a pesquisa, porque pouco se conhece sobre ela. Sabe-se que a própria semente do milho pode ser uma potencial fonte de dispersão do patógeno, embora isso ainda não esteja confirmado.

A doença forma estrias ao longo das nervuras, deixando nítida a coloração amarelada, de forma que a folha começa a perder seu potencial de produção de fotossíntese.

Na quinta-feira (12), o Iapar irá realizar um debate em sua sede em Londrina (PR) para destacar essa nova enfermidade. A participação é gratuita, mas é preciso confirmar presença pelo e-mail eventos@iapar.br até quarta-feira (11).

Adriano De Paiva Custódio - Pesquisador do Iapar falou sobre a Nova doença em lavouras de milho no Paraná. (Áudio 1)

Neri Noro, engenheiro agrônomo da Lar em Santa Helena, disse que a doença é muito agressiva. (Áudio 2)

Fonte: Elder Boff com inf. IAPAR