Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Depois de conquistar importante qualificação, mel do oeste vai valer mais para produtor

Ciclo de seminários vai concretizar Indicação Geográfica

Depois de conquistar importante qualificação, mel do oeste vai valer mais para produtor

O Conselho Regulador da IG Mel do Oeste, retomou as reuniões periódicas para alinhar ações, processos e procedimentos de ampliação de implementação do Regulamento de Uso e normas técnicas relacionadas à manutenção do que é exigido. A Indicação Geográfica – IG, foi concedida à Cooperativa Agrofamiliar Solidária - Coofamel em 2017, porém, para ter eficácia demanda de cumprimento à normatização legal. Dentre as estratégias para estimular o entendimento e adesão em busca do selo IG, deve ser oferecido um preço maior aos produtores certificados.

As reuniões do Conselho Regulador, servem para definir estes e outros detalhes. De acordo com o consultor do Sebrae, Emerson Durso, novos desafios surgem a cada dia, dentre eles a promoção do produto IG, como vai se lançar o produto no mercado e detalhes de implantação do conselho para avaliação dos produtores.

Durso ressalta o estímulo à produção do mel de Jataí, que também é detentor da Indicação Geográfica. É importante que os produtores entendam a importância da IG, e o que ele precisa fazer para receber o selo, segundo Durso. (Áudio 1)

Seis seminários com produtores serão feitos neste ano para tratar sobre o assunto. Segundo o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero, deve-se aproveitar as reuniões regionais das associações de apicultores e meliponicultores para divulgar o regulamento de uso e normas técnicas.

Os produtores que tiverem o selo de indicação geográfica receberão mais por quilo do produto, segundo Gazziero. Paralelamente, deve ser feito um trabalho com as prefeituras da região para incluir a IG nas divulgações dos municípios.

A normatização deve passar pelo Conselho Regulador, uma governança com a participação de diferentes parceiros como Itaipu Binacional, Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e Prefeitura de Santa Helena, segundo detalha o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero. (Áudio 2)

 

Fonte: Elder Boff com inf. assessoria