Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu, PTI e Unila vão analisar a presença de micropoluentes na água e no solo da região

Iniciativa complementa projeto ?Micropoluentes em águas superficiais da BP3, desenvolvido a partir de 2016

  • 04/07/2018
  • Foto(s): Alexandre Marchetti | ITAIPU Binacional
  • Região
Itaipu, PTI e Unila vão analisar a presença de micropoluentes na água e no solo da região

A Itaipu Binacional, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), vai desenvolver um projeto inédito para analisar a influência de micropoluentes nos rios, no solo e na biodiversidade na área de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O convênio foi assinado na última sexta-feira (29).

Intitulado “Estudo da dinâmica de micropoluentes em diferentes matrizes ambientais na região transfronteiriça”, o trabalho terá como foco 12 rios da Bacia do Paraná 3 (BP3) e outros 12 localizados na bacia correspondente na margem paraguaia.

A iniciativa complementa outro projeto, “Micropoluentes em águas superficiais da BP3”, desenvolvido a partir de 2016 e que analisou a concentração dos agrotóxicos glifosato (utilizado no cultivo de soja) e atrazina (milho) em 21 rios da BP3, todos em áreas de forte atividade agrícola.

Além de expandir o trabalho para o país vizinho, a nova fase do projeto pretende estudar o solo, para identificar os tipos de pesticidas presentes, quantificar os de maior incidência e avaliar o poder de degradação dessas substâncias por micro-organismos.

Também serão coletadas amostras de água, peixes e diatomáceas (organismos aquáticos), para mensurar o impacto dos agrotóxicos nos rios. Todo o material será analisado no Laboratório Multiusuário Engenheira Enedina Alves Marques, inaugurado no final de 2016 no Edifício das Águas, no PTI.

O novo projeto terá como responsáveis técnicos a bióloga de Itaipu Simone Frederigi Benassi, Fabio Plut Fernandes (do PTI) e Gilcelia Aparecida Cordeiro (Unila). Os responsáveis administrativos são Fabricio Baron Mussi (Itaipu) e Nara Nami (PTI).

Pela Itaipu, também participam os colegas paraguaios Jose Luis Hermosa e Ana Carolina Gossen, além do suporte da Divisão de Apoio Operacional. “É a primeira vez que brasileiros e paraguaios vão trabalhar de forma tão próxima para monitoramento de rios”, comentou Simone, sobre a iniciativa. “Isso vai ajudar que uma margem conheça melhor a outra.”

Segundo ela, o primeiro projeto já revelou dados importantes – como, por exemplo, que não havia grandes concentrações de pesticidas na água analisada, como era esperado. Foram encontradas concentrações abaixo dos limites estabelecidos pela resolução 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. “Conseguimos ter um primeiro panorama. Agora, nesta nova fase, vamos estudar mais a fundo a dinâmica desses poluentes”, indicou.

Simone acrescentou que o solo da região tem características específicas, que favorecem a degradação dos pesticidas por micro-organismos. Isso é positivo porque o fenômeno transforma o glifosato em fosfato, que não é tóxico. Porém, essa transformação induz à eutrofização, que é a poluição da água. “Queremos saber por que isso acontece e como afeta a biodiversidade”, disse. “Somente conhecendo essa dinâmica poderemos agir para minimizar impactos e apoiar a elaboração de políticas públicas para o setor”, completou.

Equipe ampliada e parcerias

Como o projeto foi expandido, a equipe também será ampliada. Serão cinco professores pesquisadores da Unila envolvidos diretamente e 16 bolsistas, em parcerias com instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O prazo previsto para conclusão dos trabalhos é de quatro anos e meio. A expectativa é que a fase de coletas das amostras comece em janeiro de 2019.

 

Fonte: Assessoria