Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Outrora erradicadas, doenças como sarampo e poliomielite ameaçam voltar

A campanha de vacinação contra a pólio no Brasil deve ocorrer de 6 a 24 de agosto

  • 02/07/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Outrora erradicadas, doenças como sarampo e poliomielite ameaçam voltar

Desde 2013, a cobertura de vacinação vem caindo ano a ano em todo o país, ameaçando criar bolsões de pessoas sujeitas a contrair antigas doenças contagiosas como o sarampo, rubéola e até a poliomielite, todas fatais.


A poliomielite, doença, responsável pela paralisia infantil, está erradicada no país desde 1990.
Em 2016, o país registrou a pior taxa de imunização dos últimos doze anos: 84% no total, contra meta de 95%, recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
A baixa cobertura da vacinação levou o Ministério da Saúde a declarar 312 municípios no país, especialmente na Bahia, sob o risco de surto de poliomielite. A ameaça, segundo o ministério, existe em todos os locais com coberturas abaixo de 95%, mas está mais crítica nessas 312 localidades.


Nissandra Karsten, diretora da 20ª Regional de Saúde de Toledo, tranquiliza a população da região Oeste do Paraná, que, segundo ela, está fora da zona de risco traçada pelo Ministério de Saúde. Ainda de acordo com Nissandra, o risco do contágio voltar a aparecer se deve em boa parte, pela resistência de pais e mães à vacinação contra essas doenças. (ouça áudio abaixo)


Em meio ao aumento de casos de poliomielite identificados na Venezuela, o Ministério da Saúde informou que a campanha de vacinação contra a doença no Brasil deve ocorrer de 6 a 24 de agosto.


O Ministério ressalta ainda que a vacinação é gratuita e de extrema importância para manter o país livre de doenças infecciosas. Para se proteger basta procurar a unidade de saúde mais próxima, munido da carteirinha de vacinação.

Fonte: Enio Manoel