Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pela quarta vez, usina de Itaipu crava mais de 50 milhões de megawatts-hora no semestre

Essa energia seria suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica do planeta por 19 horas ou do Brasil por 39 dias

  • 01/07/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Pela quarta vez, usina de Itaipu crava mais de 50 milhões de megawatts-hora no semestre

A usina de Itaipu fechou o semestre, pela quarta vez na sua história, desde quando entrou em operação, em 1984, com a produção de mais de 50 milhões de megawatts-hora (MWh).  A marca de 50,16 milhões de MWh foi atingida na madrugada do último sábado, 30. Toda essa energia seria suficiente para atender a demanda de energia elétrica do planeta por 19 horas; do Brasil, por 39 dias; do Estado de São Paulo, por 4 meses e meio; ou do Estado do Paraná, por um ano e oito meses.    

Foi a segunda melhor performance para um período de seis meses em 34 anos de funcionamento, atrás apenas do primeiro semestre do ano do recorde mundial (2016), quando, de janeiro a junho, a hidrelétrica bateu a casa dos 51.637.234 milhões de MWh e, no total, atingiu mais de 103,1 milhões de MWh. Nenhuma outra usina hidrelétrica produziu tanto, e com energia limpa renovável, como Itaipu.

Além de 2018 e 2016, Itaipu estabeleceu a marca de mais de 50 milhões também em 2012 e 2013. “Para um ano atípico, de pouca água e com o evento da Copa do Mundo, que requer cuidados especiais, com a adoção de medidas preventivas, virar o semestre com esse desempenho é considerado excepcional”, diz o diretor técnico executivo de Itaipu, Mauro Corbellini.  A afluência hidrológica no mês, por exemplo, foi a pior dos últimos 34 junhos. “É aí que a produtividade se torna chave para uma produção elevada”, complementa o diretor.

Neste primeiro semestre, o índice de aproveitamento da água para geração de energia atingiu 98,76%, um valor excepcionalmente elevado. “A busca pela eficiência, por fazer mais com menos, é permanente. Dos 10 dias de maior produção da Itaipu, nos últimos 34 anos, sete aconteceram em 2018”, ressalta.

No período, a disponibilidade das unidades geradoras foi de 96,8% e a indisponibilidade forçada - índice que mede a indisponibilidade inesperada dos geradores por falha de equipamentos ou humana - foi de apenas 0,11%.  Já as falhas na operação em tempo real, com impacto na disponibilidade dos equipamentos, foi zero.

Itaipu também teve destaque este ano numa situação atípica (perturbações e operações especiais) do maior evento que ocorreu no Sistema Interligado Nacional (SIN) do semestre. Na tarde do dia 21 de março, quando quase toda a Região Nordeste do Brasil ficou sem energia, as unidades geradoras dos setores de 50hz e 60hz da Itaipu, mesmo diante dos transitórios típicos de voltagem e frequência, responderam corretamente. Elas permaneceram interligadas ao sistema nacional, contribuindo para a estabilidade do SIN e a mitigação do problema.

Em época de Copa do Mundo de Futebol, como é de praxe, o Operador Nacional do Sistema (ONS) também tem exigido critérios especiais de operação do SIN, porque o consumo, em dia de jogo do Brasil, oscila rapidamente, com quedas e aumentos bruscos. E a usina de Itaipu, mais uma vez, de forma binacional, tem dado a sua contribuição. Técnicos brasileiros e paraguaios, torcendo pela Seleção Brasileira, não tiram os olhos dos computadores e dos gráficos de acompanhamento de oscilação do consumo e permanecem a postos para atender a demanda.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, “seja em períodos atípicos como a Copa do Mundo ou em épocas normais, a usina tem sido sempre primordial para atender com eficiência e responsabilidade a demanda dos sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai”. Ele lembra que “essa é a principal missão da binacional, mas, além de produzir energia, a usina vem expandindo ações e iniciativas para garantir o crescimento socioeconômico de toda a região Oeste do Paraná, assim como tem feito o país vizinho, na sua região de influência”.

Fonte: Assessoria