Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agentes de saúde da região recebem curso de capacitação sobre animais peçonhentos

O curso foi realizado nos dias 27 e 28 na cidade de Guaíra

  • 28/06/2018
  • Foto(s): Enio Manoel
  • Região
Agentes de saúde  da região recebem curso de capacitação sobre animais peçonhentos

Pela primeira vez, profissionais dos 18 municípios de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo se reuniram para um curso de capacitação sobre o protocolo correto no atendimento à vítimas de acidentes com animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, lagartas, entre outros. O curso foi realizado nos dias 27 e 28 na cidade de Guaíra.


De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da região Jurandir Alves de Oliveira, esse tipo de capacitação é essencial para atualizar os profissionais acerca dos protocolos e o tratamento indicado para cada caso.

JURANDIR


Walter Baez, coordenador de endemias da 20ª Regional de Saúde, destacou que a preocupação é com o verão, época em que os acidentes com animais peçonhentos aumentam consideravelmente.

WALTER


A 20ª Regional orienta a população sobre os riscos de acidentes com animais peçonhentos nos meses do verão. A adoção de alguns hábitos é fundamental para a prevenção.


No amanhecer e no entardecer, evite se aproximar da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins, pois é nesse momento que serpentes estão em maior atividade; não mexa em colmeias e vespeiros, se necessário entre em contato com uma autoridade local para a remoção; inspecione calçados, roupas, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes antes de usá-los;
afaste as camas e berços das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários. Não deposite ou acumule lixo, entulho e materiais de construção junto às habitações.


Caso seja picado procure o atendimento médico imediatamente.

Fonte: Enio Manoel