Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Milho safrinha: Paraná já aponta 25% de perda no inicio da colheita

Mais de 3 milhões de toneladas de grãos deixaram de ser produzidas nesta safra

Milho safrinha: Paraná já aponta 25% de perda no inicio da colheita

A colheita do milho segunda safra, ou milho safrinha, já começou a ser colhida na região Oeste. Em Toledo o Departamento de Economia Rural (Deral), afirma que o atraso no plantio e a seca no início, causaram um atraso da colheita na maioria das regiões do Estado. Na área de abrangência do núcleo da Seab de Toledo que abrange 20 municípios, as perdas já chegam a 18%, podendo aumentar à medida que a colheita avança.


De acordo com João Luiz Nogueira, técnico do Deral, no Paraná as perdas já chegam a 25%, ou seja, mais de 3 milhões de toneladas de grãos deixaram de ser produzidas nesta safra.

JOÃO LUIZ


A economista do Deral/Regional de Cascavel que tem sua área de atuação em outros 28 municípios, Jovir Esser, disse que a situação não é das melhores. Segundo ela, a estimativa de seis mil quilos por hectare feita anteriormente já caiu, e já há muitos produtores pedindo a cobertura do seguro da lavoura.

JOVIR ESSER


Mesmo com este primeiro relato de quebra, os profissionais da Secretaria de Agricultura dizem que ainda é cedo para se prever o resultado final da safra, pois a colheita está só no começo.

Fonte: Enio Manoel