106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O prazo para os jovens brasileiros do sexo masculino, nascidos no ano de 2000, realizarem o alistamento militar obrigatório termina no próximo dia 30 de junho.
O cidadão que já tem o CPF (Cadastro de Pessoa Física) pode fazer o alistamento diretamente no site alistamento.eb.mil.br. Já os que não têm CPF precisam procurar a Junta de Serviço Militar do município.
O chefe do posto de recrutamento e mobilização de Cascavel, que atende 116 municípios das regiões oeste e sudoeste, Capitão Wilson Moreira de Souza, explica os procedimentos até o jovem se apresentar às Forças Armadas. (Ouça o áudio Capitão Wilson 1)
Caso o jovem perca o prazo estabelecido, 30 de junho, ele deverá ir até uma junta, pagar uma multa de R$ 4,10, que aumenta por dia de atraso, e realizar o alistamento. Além disso, ele fica em débito com o Serviço Militar, o que causa diversas restrições quanto ao serviço público.
Capitão Wilson esclareceu os motivos pelo qual jovens de alguns municípios são recrutados no serviço militar e de outros não.(Ouça o áudio Capitão Wilson 2)
Se o cidadão é chamado a servir as forças armadas, de acordo o Capitão Wilson, o serviço militar tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado por mais sete.(Ouça o áudio Capitão Wilson 3)
O Ministério da Defesa espera que um milhão e oitocentos mil jovens façam o alistamento em 2018, e que cerca de 100 mil sejam incorporados a organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica para o serviço militar.
Fonte: Gerson Kaiser