106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe têm até esta sexta-feira, dia 15, para realizarem a imunização. No Paraná, dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que a cobertura vacinal já supera os 80%, mas ainda existem grupos que têm índices baixos de procura pela a vacina, como o de crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes e doentes crônicos.
A campanha tinha término previsto para o dia 1º de junho, mas o prazo foi prorrogado para esta semana. Todos os estados foram abastecidos com 60 milhões de doses da vacina que é essencial para a proteção contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Sem proteção, esses agentes podem ser letais como explica o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto. (Ouça o áudio Osnei Okumoto)
Neste ano, a gripe já fez 18 vítimas fatais, das quais pelo menos 13 eram doentes crônicos. Um dos maiores riscos de complicação com a gripe é a automedicação. O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressaltou a importância de se buscar um diagnóstico e tratamento adequado na rede de saúde. (Ouça o áudio Antônio Carlos Nardi)
Neste ano, fazem parte dos públicos-alvo da campanha pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, mulheres em até 45 dias depois do parto, profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores de instituições públicas e privadas. A lista segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde.
Fonte: Gerson Kaiser com Assessoria