Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu bate novo recorde e prevê fechar o ano entre as cinco maiores produções

  • 29/05/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu bate novo recorde e prevê fechar o ano entre as cinco maiores produções

A produção da usina de Itaipu em 2018 é a maior da história para os cinco primeiros meses do ano. Nesta terça-feira (29), antes mesmo de fechar o mês, a usina superou os 43.062.656 megawatts-hora (MWh) registrados de janeiro a maio de 2016 – ano do recorde anterior.

O desempenho de Itaipu nos primeiros meses do ano faz com que a área técnica projete fechar o semestre com produção acima de 50 milhões de MWh – o que só aconteceu três vezes desde que a usina começou a gerar energia, em 1984. Para o ano, a meta é ficar entre as cinco melhores performances da história.

O diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, avalia que a alta produtividade só é possível graças ao empenho e à qualificação do quadro de profissionais da empresa. “Acima de tudo, é resultado do esforço dessa equipe”, reconheceu.

Segundo ele, “Itaipu está sempre se superando, gerando mais energia e dando o equilíbrio que o País precisa para crescer. Esse é o nosso papel”.

O diretor técnico executivo, Mauro José Corbellini, explicou que o alto desempenho da usina é resultado da combinação de quatro fatores essenciais para a produção de energia: disponibilidade de água (chuvas), de equipamentos (as unidades geradoras), das linhas de transmissão e a demanda (a necessidade de consumo de energia por brasileiros e paraguaios).

Dos quatro fatores, o recurso menos previsível é a água. “Não podemos controlar quando vai chover ou não. Por isso, temos feito um grande esforço para otimizar a utilização da água”, ressaltou. “Queremos evitar que essa água, ao invés de passar pelas turbinas (gerando energia), seja desperdiçada no vertedouro.”

Os efeitos desse esforço coletivo não poderiam ser melhores. Nos últimos cinco anos, o índice de disponibilidade das unidades geradoras esteve sempre acima de 96%. No ano passado, Itaipu cravou a marca de 97,3%, recorde histórico. O índice de aproveitamento da água que chega à Itaipu, para produção de energia, também superou os 96% nos últimos anos (chegou a 98%).

Em 2016, Itaipu estabeleceu a marca histórica de 103 milhões de MWh de produção anual. “A produtividade de Itaipu tem sido fundamental para que alcancemos esses resultados”, afirmou o superintendente de Operação, Celso Torino.

Fonte: Assessoria