Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Frente Parlamentar debate ações para minimizar prejuízos do embargo na avicultura

  • 09/05/2018
  • Foto(s): Sandro Nascimento/Alep
Frente Parlamentar debate ações para minimizar prejuízos do embargo na avicultura

Os prejuízos gerados pelo embargo da União Europeia à exportação de frango brasileiro e as medidas que devem ser adotadas para minimizar os impactos aos produtores paranaenses foram os temas de reunião da Frente Parlamentar formada na Assembleia Legislativa do Paraná para monitorar a situação.

A justificativa apresentada para impedir a importação da carne de frango salgada produzida em 20 unidades brasileiras, sendo oito instaladas no Paraná, foi a possível deficiência no sistema brasileiro de controle sanitário. No entanto, o Paraná mantem o monitoramento constante da carne produzida no estado e, segundo o gerente de Saúde Animal da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Rafael Gonçalves Dias, nunca foi detectada nenhuma anomalia que colocasse em dúvida a qualidade do produto.

Para o deputado Elio Rusch (DEM), que comandou a reunião, trata-se de uma barreira comercial e não sanitária. Por isso, a importância de unir esforços para defender o produtor paranaense. (Ouça a entrevista Elio Rush)

Segundo o superintendente Federal de Agricultura no Paraná, Cleverson Freitas, uma série de medidas já foi adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para aprimorar a fiscalização federal na tentativa de reverter o embargo. Paralelamente, o assunto será encaminhado à Organização Mundial do Comércio. (Ouça a entrevista Cleiton Freitas)

Além do embargo, a avicultura paranaense sofre com a queda de 18% no consumo do produto registrada nos últimos oito anos, o aumento no preço do milho e a perda de competitividade na União Europeia para países com melhores preços, como a Tailândia.

Entre as ações sugeridas para minimizar a crise no setor está a renegociação de dívidas com financiamentos de custeio e investimento, a revisão de tarifas de energia elétrica, a implantação de um sistema de layoff para suspensão temporária de contratos de trabalho e a manutenção da desoneração da folha de pagamento para o setor.

Fonte: Assessoria Alep

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557