Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Com a seca safra de inverno já tem perda de 35% no MS e 20% no PR

Há previsão de chuva para os dias 11 e 12 de maio, mas essa precipitação não deve ser o suficiente para recuperar as lavouras

Com a seca safra de inverno já tem perda de 35% no MS e 20% no PR

Não chove de forma volumosa há vários dias na região sul do País. No Paraná diversas cidades já estão sofrendo com a seca. A falta de chuva atinge também o Rio Grande do Sul e parte do Mato Grosso do Sul; neste último, analistas de mercado já calculam uma quebra de 35% na produção do milho safrinha, algo em torno de 3 milhões de toneladas.


No Paraná, há municípios em que já não chove há mais de trinta dias.

Segundo o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), João Luiz Nogueira, a seca preocupa principalmente os agricultores da região Oeste do estado, que se atrasaram no plantio e estão com o milho ainda em formação.

JOÃO LUIZ


Apesar do Deral não falar em perdas, o analista de mercado da Agrinvest, Marcos Araújo, já calcula perdas irreversíveis da ordem de 20% na produção do milho safrinha no Paraná.


Há previsão de chuva para os dias 11 e 12 de maio, mas essa precipitação não deve ser o suficiente para recuperar as lavouras. De acordo com o meteorologista Gil Russo, nesses dias são esperados 50 mm de chuva para os municípios da região Oeste do estado.

GIL RUSSO


De alguma forma, essa quebra na produção do milho safrinha já começa a apresentar variações com alta no mercado físico e futuro, interferindo nos preços das commodities agrícolas.

Fonte: Enio Manoel