Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dúvidas sobre o Refis Rural preocupa agricultores

De acordo com a procuradoria, as cobranças para agricultores familiares serão diferenciadas

Dúvidas sobre o Refis Rural preocupa agricultores

Mesmo com o prazo para adesão ao Refis Rural prorrogado por mais 30 dias, a noticia veiculada em alguns meios de comunicação, de que os produtores que não aderirem ao programa poderão ter os bens bloqueados, está tirando o sono de muita gente. O setor produtivo, no entanto, tenta derrubar esse entendimento.


Atualmente, dois artigos da lei que institui o Programa de Regularização Tributária Rural permitem o bloqueio de bens depois de quinze dias de expedida a inscrição na dívida ativa da União, mas o procurador-geral da Fazenda Nacional, Cristiano Neuenschwander, diz que o direito de ampla defesa vai ser garantido antes de qualquer execução.
Segundo ele, esse mecanismo não será aplicado de forma irrestrita, sem oferecer a possibilidade de contraditório e ampla defesa de quem estiver devendo alguma coisa à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).


O Presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, disse que a preocupação é grande por parte do produtor que, segundo ele, tem que pensar bem para escolher a melhor maneira de lidar com essa situação.

SILVANIR


Depois de receber uma dívida para a cobrança, a PGFN diz que vai dar quatro alternativas ao contribuinte: fazer o pagamento da dívida, parcelar em até 60 vezes, oferecer um bem como garantia e, caso entenda que a dívida é indevida, para evitar o bloqueio, tentar contestar a dívida.


O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Paraná (Prósoja-Pr ) Márcio Bonesi, disse que os produtores não precisam se preocupar no momento e que diversas medidas estão sendo tomadas para resolver a situação em favor dos agricultores.

MÁRCIO


De acordo com a procuradoria, as cobranças para agricultores familiares serão diferenciadas. A pequena propriedade rural, assim como um bem de família, é considerada impenhorável. Esse bloqueio só pode ser feito em bens que são passíveis de penhora.

Fonte: Enio Manoel