106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O partido que mais se fortaleceu no Paraná durante a chamada janela partidária, que vigorou até os primeiros dias de abril, foi o PP – Partido Progressista.
Quatro Deputados, sendo dois Estaduais: Gilberto Ribeiro (ex-PRB) e Luis Carlos Martins (ex-PSD) e dois Federais: Alfredo Kaefer (ex-PSL) e Osmar Serraglio (ex-MDB), migraram para a legenda, que hoje tem ainda mais força com a posse da Governadora Cida Borghetti, até então vice de Beto Richa, que deixou o cargo para se colocar como pré-candidato a uma vaga ao Senado Federal.
O Deputado Federal Osmar Serraglio justificou a mudança de legenda dizendo que está descontente com o modo que o MDB é conduzido no Estado. (Ouça o áudio Osmar Serraglio 1)
A mudança de partido aconteceu depois de cinco mandatos como Deputado Federal pelo MDB. Osmar Serraglio, que chegou a ocupar a pasta do Ministério da Justiça, diz que um de seus grandes trabalhos foi o da CPMI dos Correios. (Ouça o áudio Osmar Serraglio 2)
Outros sete partidos receberam mais 13 deputados que também migraram de legenda. O PSD filiou os Deputados Estaduais Ademir Bier (ex-MDB), Francisco Bührer (ex-PSDB) e Mauro Morais (ex-PSDB).
O PSL agregou a sua legenda os Deputados Estaduais João Arruda (ex-PEN) e Felipe Francischini (ex-SD), além do Deputado Federal Delegado Francischini (ex-SD).
O Podemos também incluiu três deputados a sua legenda, sendo eles: os Estaduais Fernando Scanavaca (ex- PDT) e Rasca Rodrigues (ex-PV), juntamente com o Deputado Federal Diego Garcia (ex- PHS).
Mais quatro partidos filiaram deputados: O PSC recebeu a Cantora Mara Lima (ex-PSDB), o Solidariedade agregou o Deputado Estadual Marcio Pauliki (ex-PDT), o PRP filiou o também Estadual Adelino Ribeiro (ex- PSL), e o PSB recrutou o Deputado Federal Aliel Machado (ex-Rede).
Fonte: João Hermes / Gerson Kaiser