106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), situado em Foz do Iguaçu, deu um importante passo para tornar a região oeste do Paraná uma referência na tecnologia de supercomputadores.
Neste mês de abril foi firmada uma parceria com a Índia, onde será feita a transferência de conhecimento para operar e projetar supercomputadores, que são utilizados em trabalhos de alto desempenho, como por exemplo, em usinas hidrelétricas.
Durante três anos, profissionais do PTI irão até o país asiático e integrantes do Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada da Índia (C-DAC) virão ao Brasil para a capacitação dos brasileiros. Neste mesmo período também será montado um supercomputador no próprio PTI para atender as demandas da Itaipu Binacional e algumas parceiras.
Segundo o diretor técnico do PTI, Claudio Osako, a parceria possibilita a região ter uma competência capaz de atender várias instituições brasileiras. (Áudio Claudio 1)
Países como Estados Unidos, França, China, Japão e Índia são referências no assunto, mas segundo Osaka, alguns deles limitam os trabalhos de quem adquire os supercomputadores. Segundo o diretor técnico, a intenção é projetar máquinas conforme a demanda necessária. (Áudio Claudio 2)
Com a parceria firmada, a previsão é de que em agosto deste ano o PTI consiga inaugurar um laboratório de computação de alto desempenho para fomentar o processo de transferência de conhecimento da Índia para o Parque Tecnológico.
Fonte: Gerson Kaiser com Assessoria