Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Parceria entre PTI e Índia vai possibilitar região se tornar referência em supercomputadores

Durante 3 anos profissionais do PTI vai ser capacitados para operar e projetar supercomputadores

  • 27/04/2018
  • Foto(s): Assessoria
Parceria entre PTI e Índia vai possibilitar região se tornar referência em supercomputadores

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), situado em Foz do Iguaçu, deu um importante passo para tornar a região oeste do Paraná uma referência na tecnologia de supercomputadores.

Neste mês de abril foi firmada uma parceria com a Índia, onde será feita a transferência de conhecimento para operar e projetar supercomputadores, que são utilizados em trabalhos de alto desempenho, como por exemplo, em usinas hidrelétricas.

Durante três anos, profissionais do PTI irão até o país asiático e integrantes do Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada da Índia (C-DAC) virão ao Brasil para a capacitação dos brasileiros. Neste mesmo período também será montado um supercomputador no próprio PTI para atender as demandas da Itaipu Binacional e algumas parceiras.

Segundo o diretor técnico do PTI, Claudio Osako, a parceria possibilita a região ter uma competência capaz de atender várias instituições brasileiras. (Áudio Claudio 1)

Países como Estados Unidos, França, China, Japão e Índia são referências no assunto, mas segundo Osaka, alguns deles limitam os trabalhos de quem adquire os supercomputadores. Segundo o diretor técnico, a intenção é projetar máquinas conforme a demanda necessária. (Áudio Claudio 2)

Com a parceria firmada, a previsão é de que em agosto deste ano o PTI consiga inaugurar um laboratório de computação de alto desempenho para fomentar o processo de transferência de conhecimento da Índia para o Parque Tecnológico.

Fonte: Gerson Kaiser com Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557