Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Produção de peixes no oeste do Paraná continua crescendo

O Oeste do PR tem batido recordes de produção de peixe

  • 04/04/2018
  • Foto(s): Emater Maripa
  • Região
Produção de peixes no oeste do Paraná continua crescendo

Embora o país viva um momento de recessão, o Oeste do PR tem batido recordes de produção de peixe, que, segundo especialistas no setor, ainda deve crescer cerca de 20% nos próximos anos. A maior referência vem de Maripá, um município de 6 mil habitantes.

Nos últimos 6 anos, a  tilapicultura em cativeiro no município, saltou de 40,3 para 55,7 toneladas/hectare/ano. Em 2012, a área alagada era de 75 hectares. Em 2017, dobrou para 140 hectares, com uma produção de 7.800 toneladas no ano. O município tem a segunda maior produção de tilápia do Paraná, Estado que, atualmente, lidera a piscicultura brasileira.

Esse crescimento na cadeia produtiva deve-se ao trabalho de importantes parcerias, entre elas, destacamos a EMATER e a ITAIPU BINACIONAL , que auxiliam os piscicultores com a  assistência técnica e o aprimoramento da atividade.

E por falar em aprimoramento, nos dias 9 e 10 de abril, durante a  Expolondrina 2018, será realizado o 17º Seminário Estadual de Aquicultura, que é um evento técnico voltado aos piscicultores e interessados na atividade. O tema será “Peixe: alimento saudável que gera renda ao produtor”.

Um dos palestrantes deste seminário, o engenheiro de pesca Taciano Sezar, Freire Maranhão do IAP de Toledo, convida a todos os interessados a participarem deste evento que será realizado no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina. (Ouça entrevista abaixo)

Fonte: Enio Manoel com Jornal de Itaipu