106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), deixará o cargo no próximo dia 6 de abril. A cerimônia está marcada para as 11:00 hrs, no Palácio Iguaçu. O tucano vai se desincompatibilizar para disputar o Senado.
A partir do dia 07, assume o governo a vice-governadora Cida Borghetti (PP), esposa do ministro da Saúde Ricardo Barros (PP), que deve se licenciar para concorrer à reeleição de deputado federal. Ela já afirmou que concorrerá à reeleição em outubro.
Ex-deputada estadual e federal, Cida, primeira governadora do Estado, terá seis meses para defender sua bandeira e mostrar seu trabalho com toda visibilidade até o pleito. A máquina do governo do Estado nas mãos é seu principal trunfo.
Maria Aparecida Borghetti nasceu em Caçador (SC), em 18 de fevereiro de 1965. Iniciou sua vida política como militante do PDS Jovem, foi filiada ao Partido da Frente Liberal (PFL) e Partido Progressista (PP). Em 2013 filiou-se ao recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS), assumindo a presidência do partido no Paraná. Em fevereiro de 2016, retornou ao Partido Progressista. É formada em Administração Pública pela UNISUL, especializada em Políticas Públicas pela UFRJ.
Enfrentará fortes concorrentes, porém, aliados não irão faltar. Siglas como PSC, PSB, PSDB, DEM, PTB e Pros já integram a frente. Por outro lado, o primeiro-secretário da Casa, Plauto Miró (DEM), que integrou a base de Richa durante todo o governo, fará oposição a Cida.
O cenário político vai se desenhando nesta semana de definições quanto a mudanças de partidos e candidaturas. O Partido da República (PR), da deputada federal Christiane Yared, vai oficializar nesta segunda-feira (2) seu apoio à pré-candidatura do deputado estadual Ratinho Junior (PSD) ao governo do Paraná. Ratinho quer que Yared seja a principal candidata ao Senado em sua chapa.
Quem continua com sua situação totalmente indefinida é Osmar Dias (PDT), que terá até a próxima quinta feira (05) para tomar sua decisão. Informações apontam para uma surpresa e Osmar se filiaria ao Podemos, partido do irmão Álvaro Dias, pré candidato à presidência da república, sendo candidato ao Senado.
Velhos conhecidos políticos analisando se ficam ou saem de suas siglas, novos candidatos surgindo, e, em breve, todos eles estarão bem próximos da população, em todas as regiões, buscando aliados e votos para as eleições de 07 de outubro. Porém, o desfecho de acordos e desacordos está próximo. 07 de Abril é o prazo limite para as mudanças de partidos, aí então haverá o panorama completo sobre como será essa corrida eleitoral para comandar o Paraná pelos próximos 04 anos.
Fonte: Kelly Cristina/Gabriel Bersh