Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estimativa de colheita da soja na Argentina baixa, e preço no Brasil sobe

A queda na oferta do produto ajuda no aumento do valor da saca da soja no Brasil

Estimativa de colheita da soja na Argentina baixa, e preço no Brasil sobe

A estimativa para colheita da soja na Argentina caiu ainda mais. O dados forma divulgados pela BCR (Bolsa de Comércio de Rosario) nesta quinta-feira (15)m, estabelecendo o novo número em 40 milhões de toneladas contra 46,5 milhões projetados no boletim de fevereiro. A safra de milho, por sua vez, teve uma queda para 32 milhões de toneladas contra 35 milhões projetados anteriormente.

A BCR justifica essas quedas por conta da umidade insuficiente nos solos, de forma que a soja de primeira etapa seguiu formando vagens e enchendo seus grãos nas piores condições. A falta de água, assim, afetaria pouco mais de 1 milhão de hectares da oleaginosa.

O fracasso produtivo também se faz sentir sobre as áreas de soja de segunda etapa, aquelas que são plantadas logo após o trigo, já que em grande parte da região dos Pampas se estimam rendimentos que poderiam ficar abaixo dos 25 saca/hectare.

Considerando as áreas distintas, se estima um rendimento médio a nível nacional de 40 saca/hectare. A produção de soja, assim, é estabelecida em 40 milhões de toneladas.

No milho, a estimativa de produção passa de 35 milhões de toneladas para 32 milhões de toneladas. Entre Ríos, Córdoba, Santa Fe e Buenos Aires se consolidam com os maiores danos produtivos.

A superfície total de milho corresponde a 6,43 milhões de hectares. O rendimento nacional para esta safra deve ficar por volta dos 100 sacas/hectare. Quando a colheita ganhar força, os rendimentos estimados e sua tendência deverão ser verificados.

A baixa de oferta do produto argentino gera expectativas de preços ainda melhores para os brasileiros. A saca da soja que era vendida a 60 reais no início de janeiro hoje(16) pode ser comercializada a 73 reais. Com a divulgação de maior redução na produtividade pode ser que o valor da soja seja mais alto, já que diminui a oferta do produto no mercado mundial.

A queda na produtividade na Argentina se dá devido a forte seca que parte do país enfrenta provocado pelo fenômeno La Ninã.

Fonte: Notícias Agrícolas